segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Chocando Ovos de Serpente - David Wilkerson

"Chocar ovos de serpente" é uma expressão bíblica, e não uma brincadeira, e relaciona-se com andar em santidade diante de Deus. O profeta Isaías descobriu a causa secreta do colapso espiritual do povo de Deus, e este ordenou a Isaías que fizesse soar uma trombeta penetrante contra eles. "Clama em alta voz, não te detenhas. Levanta a tua voz como a trombeta, e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados" (Isaías 58:1).                   continua.....

Isaías foi instruído a expor os pecados do povo, dos que o buscavam todos os dias, dos que se deleitavam em conhecer os caminhos de Deus, dos que amavam aproximar-se dele. "Pois dia a dia me procuram; têm prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica a justiça, e não deixa os mandamentos do seu Deus. Perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegar a Deus" (Isaías 58:2). Mas suas orações não eram aprovadas, e jejuavam em vão. Chegaram à conclusão de que todo o seu sacrifício, toda a sua oração, toda a sua busca de Deus não estava sendo compensada. E, na realidade, Deus estava escondendo deles o seu rosto. "Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça" (Isaías 59:2). 

Devia haver um bom motivo para a ira de Deus. Seu povo estava tendo êxito em todas as ações, estavam consistentemente na casa de Deus. Diziam todas as palavras certas: "Queremos ouvir de Deus e fazer o que ele nos diz." Pareciam tão obedientes; tão religiosos. Mas seus corações estavam divididos; amavam a Deus apenas da boca para fora. Deus revelou a Ezequiel: 

"Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; fala um com o outro, cada um a seu irmão: Vinde, e ouvi qual é a palavra que procede do Senhor. Eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem em prática, pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração vai após o lucro. Deveras, tu és para eles como quem canta canções de amor, que tem voz suave, e que tange bem, pois ouvem as tuas palavras, mas não as põem em prática" (Ezequiel 33:30-32). 

Foi por isto que Deus ordenou a Isaías clamar em voz tão alta contra seu próprio povo, que parecia buscá-lo com diligência. 

Qual foi o pecado que levou Deus a retirar sua presença? Foi o pecado de "chocar ovos de basilisco, e tecem teias de aranha" (Isaías 59:5). A mente é o útero do coração, e os pensamentos são a semente ou sêmen. Os maus pensamentos são sementes de serpente, que se tornarão ovos se não forem destruídas de imediato. Deus olha para o que está ocorrendo dentro do ventre da mente. Ele julga não pelas aparências exteriores; mas considera o coração. "Como (o homem) imaginou na sua alma, assim é" (Provérbios 23:7). O povo de Deus estava adorando apenas de lábios. Gritavam um amém a todo chamado à santidade; pareciam amantes devotos da verdade. Mas suas mentes eram ninhos de serpentes. Eram ninhos cheios de ovos de basilisco; estavam sentados na presença de Deus, chocando maus pensamentos. Suas mentes estavam envenenadas; pensando em ídolos. Teciam teias de aranha com desculpas frívolas que condescendiam com coisas proibidas. Jejuavam, oravam, imploravam a Deus, praticando atos religiosos, mas não tinham a mente purificada. Pensamentos rebeldes não eram aprisionados. 

Não há nada inofensivo ou inocente com relação a maus pensamentos. Se não forem abatidos no momento em que aparecem, podem envenenar a alma. 

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos. Converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e torne para o nosso Deus, pois grandioso é em perdoar. Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:6-9). 

Alguns cristãos permitem que o inimigo semeie maus pensamentos em suas mentes, e ainda que estes permaneçam lá, nada fazem com relação a eles, nem reconhecem o perigo. Jesus comparou esses maus pensamentos ao joio ou ervas daninhas, e "o inimigo que o semeou é o diabo" (Mateus 13:39). Os cristãos devem abater tais pensamentos tão logo apareçam. A vida cristã envolve anular "toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10:5). Esta atividade está ligada com o versículo 4: "destruição das fortalezas." Os maus pensamentos tornam-se fortalezas. 

Satanás planta o pensamento, e está determinado a conservá-lo vivo e protegê-lo até que ele conceba e se torne uma serpente adulta. Afagar e tolerar maus pensamentos é chocar serpente. Deus manda destruí-la, expulsá-la, levar todo pensamento cativo. Que nem um só pensamento mau seja permitido perambular à vontade. Persiga esse pensamento, capture-o, e mate-o. 

Pensamentos injuriosos são perigosíssimos 

Esta é a primeira de três formas de conceber e chocar ovos de serpente que discutiremos. Quando alguém o interpreta mal e diz coisas ferinas a seu respeito, você permite que esses pensamentos passem e repassem em sua mente? Nesse caso, você está concebendo ovos de serpente. Como exemplo, citarei parte de uma correspondência crítica ao meu ministério. Depois que remetemos nosso último calendário de Natal, um pregador de santidade mandou-nos um bilhete enigmático: "Retire meu nome da sua lista de correspondência. Você e sua esposa parecem dois pentecostais típicos." Eram nossos sorrisos largos demais? A roupa de Gwen o importunava? Ou talvez seu penteado? Além do mais, com freqüência sou acusado de trazer desespero sobre a igreja, de ser totalmente melancólico e funesto. A esposa de um pastor disse: "Em vinte e cinco anos nunca o vi sorrir." Ora, se remoermos com rancor todas essas declarações ferinas, conceberemos e chocaremos ovos de serpente de amargura e ressentimento. 

Mas Deus diz: "Não o chute — mate-o! Não brigue com seus acusadores, não reaja, deixe que todos os pensamentos de justificação sejam detidos neste momento. Se você continuar com tais pensamentos, se repassá-los a todo instante, você conceberá um ovo e chocará uma serpente." A Bíblia diz: "se um dos ovos é quebrado sai dele uma víbora" (Isaías 59:5). Há mães e filhas, pais e filhos que são inimigos. Existem cristãos que não se falam. Alguns há que dizem: "Não posso perdoar o que foi dito. É mais forte do que eu." Todos eles chocaram ovos de serpente, e elas agora correm soltas em suas mentes, espalhando amargura e peçonha. Você está num lugar muito perigoso, porque está sentado sobre ovos de serpente, concebendo veneno e morte. Em vez disso, deixe o calcanhar de Cristo esmagar a cabeça da serpente. Sofra o erro; receba-o; sorva a mágoa. Lance fora o pensamento de ódio e revanche; tire-o de sua mente. Considere o que Cristo sofreu: 

"Falsas testemunhas se levantam; depõem contra mim coisas que eu não sei. Tornam-me o mal pelo bem, e roubam a minha alma. Contudo, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o pano de saco, e humilhava a minha alma com o jejum. Quando a minha oração não era respondida, andei enlutado como se fosse por um irmão ou um amigo. Curvei a cabeça, de pesar, como quem chora por sua mãe. Mas quando eu tropecei, eles se reuniram com alegria; os abjetos se congregaram contra mim, e eu não o sabia. Dilaceraram-me sem tréguas. Como hipócritas zombadores nas festas, rangeram os dentes contra mim" (Salmos 35:11-16). 

E também: 

"Os meus inimigos falam mal de mim, dizendo: Quando morrerá ele, e perecerá o seu nome? Se algum deles vem ver-me, diz falsidade, enquanto no coração amontoa a maldade; então sai, e disso fala aos outros. Todos os que me odeiam murmuram à uma contra mim; contra mim imaginam o mal, dizendo: Uma má doença se lhe pegou; está deitado, não se levantará mais. Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar" (Salmo 41:5-9). 

Há milhares de milhares que deixaram a igreja e abandonaram o Senhor, tudo porque a amargura os consumiu. Alguém disse alguma coisa prejudicial e irrefletida, e ficaram feridos. Depois chocaram esses ovos de serpente de pensamentos feridos e deixaram a serpente fazer ninho em seus corações. Agora, não conseguem perdoar e esquecer. A Bíblia diz: "Os ímpios... nascem, proferindo mentiras. Temi veneno semelhante ao veneno da serpente" (Salmo 58:3,4). 

Mentiras, insinuações e boatos são todos muito venenosos para você e para mim, se lhes permitimos que entrem em nosso coração, se os abrigamos, se nos defendemos e desejamos vingança. Deus disse: "Minha é a vingança, eu retribuirei" (Hebreus 10:30). Se você expulsar todos os pensamentos de vingança e permanecer amável, trazendo cativos todos os maus pensamentos, você viverá para ver o dia em que Deus levantará a balança da justiça, segundo cada obra. E isso será terrível. Você há de ficar muito contente por não haver tomado a solução do problema em suas próprias mãos. 

Você passa e repassa todas as coisas terríveis ditas a seu respeito e feitas a você? Este hábito pode destruí-lo. Perdoe! Perdoe! Deixe que a Palavra de Deus faça o trabalho de purificação. 

Em segundo lugar, muitos cristãos habitualmente chocam os ovos da serpente do medo, o medo que acarreta tormenta, confusão e ansiedade. São tão numerosos os tipos de medo que nem dá para começar a citá-los; mas todos os pensamentos medrosos são fatais se não forem expulsos e mortos, porque este tipo de semente se desenvolve no mais venenoso de todos os ovos de serpente. 

Por exemplo, eu tinha um amigo no Texas, um perfeccionista, que cresceu tentando inutilmente agradar a seu pai. Como resultado, ele temia que nunca pudesse agradar ao patrão ou à sua família. Aconselhei-o muitas vezes, mas o medo do fracasso havia chocado em sua mente, e ele não podia sacudi-lo de si. Tornou-se taciturno e amargo. Pensava que era difícil agradar até mesmo a Deus. Por fim, pegou uma arma de fogo, deu um tiro no estômago e pôs fim à vida. Agora seu filho está na mesma situação. 

Tantas esposas vivem assombradas por pensamentos sobre perder o marido, e vice-versa, porque ouvem falar de tantos amigos que se divorciaram, até mesmo pastores. Vivem no constante temor de "Serei eu o próximo?" Os pais temem perder os filhos para as drogas. Eles vêem esta geração indo para o inferno, e se perguntam: "Como posso proteger meu filho ou minha filha de toda esta confusão? As escolas os infectarão com humanismo? Acordarei um dia para descobrir que meu filho ou minha filha está frio e amargo com relação a Deus?" 

Outros temem pelo seu emprego, ou pela economia, perguntando-se se tudo vai entrar em colapso, e se isso acontecer, o que farão, como viverão, como pagarão as contas, e como vão alimentar-se? Muitos têm medo de nunca encontrar seu lugar na vida: "Será que minha vida vale alguma coisa? Serei útil? Estou envelhecendo e não parece que eu esteja fazendo progresso. Outros me ultrapassam. Não sei para onde vou. Qual é meu futuro?" 

Para muitos há o medo de uma enfermidade fatal, tal como AIDS ou câncer. Cada "erupção" que percebem, já pensam: "É câncer!" Outros pensam: "Que vai acontecer se eu ficar velho e doente, sem ter ninguém que me ame ou cuide de mim?" 

Muitos cristãos estão sentados sobre um ninho de ovos de temores. Este hábito de nutrir pensamentos receosos deve ter um paradeiro antes que ele o destrua, o envenene, e o deixe aleijado e ao desamparo. Esqueça todas as fórmulas sobre como vencer o medo; a Bíblia não tem nenhum programa de quatro passos para se vencer o medo. Mas Deus diz-lhe o que fazer quando esses pensamentos amedrontadores invadirem-lhe a mente. Neste assunto, você está numa guerra espiritual; não se trata de um jogo para crianças; é uma questão de vida e morte. 

Deus disse a Moisés que não mandasse os medrosos para a batalha: "Qual o homem medroso e de coração desfalecido? Volte para sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração " (Deuteronômio 20:8). 

Deus vê os pensamentos de medo como muito contagioso e muito destrutivo. Os medrosos de coração tímido não creram na Palavra de Deus; duvidaram das promessas divinas de livramento. Deus havia dito: "hoje vos achegais ao combate contra os vossos inimigos. Que não desfaleça o vosso coração; não temais, nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles. Pois o Senhor vosso Deus é quem vai convosco a combater contra os vossos inimigos, para salvar-vos" (Deuteronômio 20:3, 4). Deus preparou o seu povo, avisou-os de que as coisas pareceriam assustadoras e sem esperança, que eles veriam "cavalos, carros, e exército mais poderoso do que o teu, não os temerás, porque o Senhor teu Deus.. .está contigo" (Deuteronômio 20:1). 

Alguma vez Deus falhou com você? Falhou com seus pais que passaram pela última grande depressão? Será que não conduziu os que confiavam nele, através do deserto? Esta é a resposta de Deus a todos os que têm medo: "Quando as chances parecem sem esperança, quando você parece esmagado, sem escapatória ou sinal de ajuda, não tema, porque eu sou Deus e estou com você para salvá-lo." Ou, nas palavras do salmista: "Pois no dia da adversidade ele me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; e por-me-á sobre uma rocha" (Salmo 27:5). 

Está Deus conosco ou não está? É ele um Pai celestial amoroso que conta até os cabelos de nossa cabeça? Será que abandonará seus próprios filhos amados? O pecado do medo está em que este acusa a Deus de negligenciar. Ele nos priva da confiança em seu cuidado e interesse amoroso. Lance fora todo o medo. Traga todo pensamento medroso cativo à obediência do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário