sexta-feira, 27 de abril de 2012

Excertos de T.A. Sparks - CIRCUNCISÃO NO CORAÇÃO


Aqui, então, estava um homem _ com ‘M’ maiúsculo  — vivendo uma vida humana numa base diferente daquela dos demais homens.  Havia um aspecto negativo e positivo daquele fato.  O aspecto negativo era este: Ele era, se eu puder trazer na expressão aqui, ‘circuncidado no coração’. Isto é, Ele era totalmente separado de qualquer princípio particular, em Sua mente, coração e vontade. Ele não usaria a Sua mente, ou pensamentos, ou faria algum julgamento, baseado em qualquer princípio particular de qualquer ordem. Nem tinha Ele qualquer espaço particular em Seus sentimentos ou em Sua vontade...
Aqui está um Homem que possui uma alma _ uma mente, um coração e uma vontade _ que fazia dele um verdadeiro ser humano, mas em cuja alma  a vontade própria tinha sido posta completamente de lado.

Você não pode fazê-lo agir ao longo de qualquer linha ordinária da razão humana, não importa quão boa e correta ela possa parecer.  ‘Eles não têm vinho _ por isso...’  Surge um argumento, uma razão. ‘Por isso’ ... isto e aquilo e qualquer outra coisa, constituindo um caso muito bom para Ele intervir e fazer alguma coisa. Poderia ser argumentado de quase todo ponto de vista como sendo uma coisa que Ele deveria fazer: do ponto de vista do homem, do ponto de vista da vindicação de Sua missão, o estabelecimento de Sua Pessoa Divina. Sim, você pode argüir isto de todo e qualquer ponto de vista, mas ele não se move sobre uma mente que está influenciada por qualquer tipo de argumento.
Sua  única consideração é:  Meu Pai deseja isto? E: Meu Pai deseja isto agora? E: Meu Pai deseja isto desta maneira? Estas são as coisas que influenciam Sua mente e Seu coração, e Sua vontade, e Sua alma. Até que Ele esteja certo a respeito disso, nada neste mundo ou nesta terra, nenhum argumento ou apelo, ou caso, irá fazê-lo mover. Pois Ele está fazendo algo, e nós iremos ver presentemente o que é isto que ele está fazendo.

Disse que Ele era totalmente ‘circunciso de coração’. Esta é uma frase bíblica  (veja Rom. 2:29). Precisamos compreender o significado disso. Significa que no coração ocorreu  uma divisão absoluta entre duas coisas. Se preferir, pode substituir ‘alma’ por ‘coração’; é a parte mais íntima do homem. Algo foi feito Nele, interiormente, e Ele se manteve firme neste terreno até o fim. Foi sobre este terreno, de uma forma ou de outra, que as batalhas mais terríveis de Sua vida foram travadas.  Algumas vezes a investida vinha por meio de um amigo e discípulo mais íntimo: “Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.” “Para trás de Mim, Satanás, pois só cogitas das coisas que são dos homens” (Mat. 16:22–23). ‘Sua perspectiva é aquela de homens _ meramente no nível de homens.  Eu não pertenço a este terreno dos homens no qual você se move. Outros homens podem ouvir o seu argumento, serem influenciados, persuadidos; mas quanto a Mim _ não!’ E assim é até o fim: Ele firmemente manteve-se apegado àquele terreno _ o terreno do qual nos contentaremos em chamar de o terreno da circuncisão interior do coração.

Isto, como tenho dito, foi o foco principal do esforço persistente de Satanás: a razão, o argumento, quanto ao por que Ele deveria, ou não deveria, fazer certas coisas. É uma questão de argumento, algumas vezes o argumento da absoluta necessidade.  ‘O seu corpo precisa de pão, ou você irá morrer. A necessidade exige que você transforme estas pedras em pães’.  Assim dizem muitos homens, porém não o Filho Divino de Deus, não o Filho do Homem.  Jesus repudiou este argumento absolutamente.

Sim, o ponto focal de Satanás de cada ataque estava justamente aí _ tentar fazer com que Ele fizesse, agisse, se movesse, decidisse, de acordo com os padrões humanos, ser influenciado pelos ditames ordinários da vida humana como você conhece; e Ele se negou. Sendo este o ponto focal de todos os ataques e esforços satânicos,  este foi o campo de Sua absoluta vitória sobre Satanás e sobre o mundo. “O príncipe deste mundo se aproxima: ele nada tem em Mim” (Jo 14:30). O que satanás procurava? — a independência. Se tão somente  ele pudesse conseguir isso, se tão somente ele pudesse colocar isto em ação, através da mente, do coração ou da vontade, a mesma coisa aconteceria ao último Adão como aconteceu com o primeiro, e o reino passaria novamente para as mãos do Diabo. Mas ele encontrou um tipo diferente de Homem, que não vinha a ele naquele mesmo terreno absolutamente.  Jesus não apenas disse, ‘O Diabo está vindo até Mim..., ‘Satanás se aproxima de Mim...’ ;
Ele disse: “O príncipe deste mundo se aproxima” _  implicando todo o princípio deste mundo, como o reino de Satanás; o princípio particular do príncipe deste mundo. Mas _ “ele nada tem em Mim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário