sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DEPRAVAÇÃO MORAL DO HOMEM - APOSTILA REALIDADES DA REDENÇÃO

  1. DEPRAVAÇÃO MORAL DO HOMEM

A Bíblia afirma em todas as partes que, antes da regeneração, todos os seres humanos possuem exatamente o mesmo caráter, possuindo um coração e disposições comuns, e que este caráter é o de completa depravação moral.

Romanos 3:10:12 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus, todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. 

Vimos que a desobediência a lei moral de Deus levou o homem a sua degeneração moral, ou seja, rejeitou o GOVERNO MORAL DE DEUS, por isso que a JUSTIÇA DIVINA o expulsou da Sua presença.
Gênesis 3:24  E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida. 
Romanos 8:7  Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 

A degeneração moral do homem foi conseqüência do contato do homem com a semente do mal, a partir da desobediência, rejeição voluntária ao Governo de Deus, foi destituído da Glória de Deus (benção de estar sob o Governo de Deus).
Gênesis 3:22 Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. 

A expulsão do homem foi um ato do Amor e da Justiça de Deus, caso o homem tivesse comido da árvore da vida não poderia ser REGENERADO, restando apenas a opção de DESTRUÍ-LO. (O que fará a satanás, seus anjos e aos homens que não aceitaram a obra da regeneração).

Na destituição do homem da presença de Deus ele se torna uma “CASA VAZIA”, ou melhor dizendo, SEM GOVERNO, SEM DONO, ambiente ideal para a habitação do mal, ou intenção do mal.
Mateus 12:43-45  Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra.  Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa. 

Deus pune a intenção, pois nela reside a distinção dos atributos morais. O pai da mentira não consumou seu pecado, INTENTOU FAZÊ-LO, e o que intentou? Isaias 14:12-14; Ezequiel 28:14-17 

VIVER FORA DO GOVERNO MORAL DE DEUS É O PECADO ORIGINAL, A REJEIÇÃO DO HOMEM AO GOVERNO DE DEUS O DEIXOU SUJEITO AO GOVERNO DO MAL.
Efésios 2:1-3 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 

QUAL A SITUAÇÃO DO HOMEM DEGENERADO?
Tiago 4:1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? 

1 João 3:12  não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas. 

2 Coríntios 6:15  Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 

Mateus 13:39  o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos. 

Ezequiel 18:4  Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. 

1 Coríntios 15:21  Visto que a morte veio por um homem,......

João 8:24  Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.

João 8:34  Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.   

Romanos 5:12  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. 

Apocalipse 21:8  Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.   

João 15:6  Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. 


QUAL ENTÃO A REAL NECESSIDADE DO HOMEM?


Medite sobre tudo o que foi exposto até agora e busque a resposta no seu coração!

Na próxima lição estaremos respondendo esta importante questão!

Bibliografia:

A minha Graça te basta – Gerald W. Foster
Teologia Sistemática – Charles G. Finney
Vida em um Plano mais alto – Ruth Paxson

Nenhum comentário:

Postar um comentário