sábado, 19 de novembro de 2011

O MEIO PARA A EXPIAÇÃO - APOSTILA REALIDADES DA REDENÇÃO

  1. O MEIO PARA A EXPIAÇÃO – A CRUZ

Romanos 5:18  Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. 

Colossenses 1:20 E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Um “ato injusto” substituído por um “ato justo”

Romanos 5:19  Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. 

DESOBEDIÊNCIA DE UM PELA OBEDIÊNCIA DE UM – ADÃO POR ADÃO

1 Coríntios 15:45  Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante. 
PARA SER JUSTO, O HOMEM JESUS FOI SUBMETIDO AO DESAFIO DA OBEDIÊNCIA COMPLETA AO PAI!
Filipenses 2:8  e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. 
Mateus 26:42  E, indo segunda vez, orou, dizendo: Meu Pai, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. 
Hebreus 4:15  Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 
Lucas 4:2  E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e, naqueles dias, não comeu coisa alguma, e, terminados eles, teve fome. 
João 4:34  Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. 
Hebreus 7:26  Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus, 

SEM DEFEITO! ESTA ERA A EXIGÊNCIA PARA A REDENÇÃO DO HOMEM
1 Pedro 1:19  mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

APÓS SE TORNAR O CORDEIRO PARA O SACRIFÍCIO JESUS SE APRESENTA
João 1:29 No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Mateus 16:21 Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. 
Hebreus 9:26  Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.  27  E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo,  28  assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.    

A CRUZ FOI O MEIO PARA A EXPIAÇÃO DO PECADO
Gálatas 3:13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 

NA CRUZ O SEU SANGUE FOI DERRAMADO; NA CRUZ ELE FOI CONDENADO; NA CRUZ ELE FOI HUMILHADO; NA CRUZ TUDO FOI CONSUMADO!
Colossenses 2:14  havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 

A JUSTIÇA DIVINA FOI TOTALMENTE SATISFEITA COM A MORTE DE JESUS CRISTO NA CRUZ DO CALVÁRIO.
2 Coríntios 5:21  Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 
Isaías 53:5  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53:11  Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. 
Hebreus 10:17-20   acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 

Na próxima lição veremos os efeitos da operação da obra expiatória de Cristo no homem, OS EFEITOS DA CRUZ!
Romanos 6:6  sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário