domingo, 20 de novembro de 2011

BENEFÍCIOS E REALIDADES DA REDENÇÃO

1. BENEFÍCIOS E REALIDADES DA REDENÇÃO
Romanos 8:32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Disse Jesus na cruz: “Está consumado” João 19:30
Tudo foi concluído, terminado, na cruz do calvário!
1 Coríntios 2:12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
O que nos foi dado gratuitamente por Deus?
Precisamos urgentemente receber a revelação dos fatos e benefícios da redenção já realizada em Cristo Jesus, ou seja, A REVELAÇÃO DA OBRA EXPIATÓRIA DE CRISTO FEITA POR NÓS, a isso a Bíblia chama de: “CONHECER A GRAÇA”
2 Coríntios 8:9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos.
A graça, o que Jesus fez por nós gratuitamente, mediante Sua morte, ressurreição e ascensão, vem quando recebermos a revelação de como o Filho de Deus tomou o nosso lugar em substituição a toda a humanidade. Jesus foi morto pelos pecados do mundo e também para salvar e libertar todos do domínio e poder do pecado.
2 Coríntios 5:21 Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
Romanos 6:14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
A GRAÇA É A REVELAÇÃO DOS FATOS DA REDENÇÃO JÁ REALIZADA.
Hebreus 9:11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo {não feito por mãos, isto é, não desta criação}, 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.
Quando você entender que Jesus saiu do céu para redimir o homem do pecado tornando-o santo, irrepreensível e sem defeito, saberá que foi alcançado pela Graça.
Colossenses 1:22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis,
Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
PELA GRAÇA SOMOS SALVOS, PELA FÉ, É UMA DÁDIVA DE DEUS
Quando você foi a Cristo, crendo nEle como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, RECEBEU A “GRAÇA DA SALVAÇÃO.”
João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;
A graça divina abre nossos olhos para nos vermos como Deus nos vê. Isso cria confiança absoluta na obra de Cristo, consumada há dois mil anos.
O Apostolo Paulo aprendeu que para um Cristão só existe um estilo de vida:
Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Em outras palavras o apostolo Paulo aprendeu que só poderia viver na “revelação da graça vicária”
Hebreus 4:16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.
TUDO O QUE NÓS SOMOS E TEMOS, É POR MEIO DE CRISTO
Efésios 1:3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;
A graça vem quando o Espírito revela a verdade da palavra de Deus para o seu homem interior.
Efésios 3:14-21 Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,......
A graça é uma espécie de chave invisível que permite ao homem sincero e honesto ter o direito de ver claramente que Jesus é a porta para todas as bênçãos do céu.
Efésios 1:17,18 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele;  sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos,
A graça é recebida pela fé para que conheçamos Jesus Cristo aqui na terra como Ele é conhecido nos céus.
Mateus 16:16,17 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.  Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
Pedro recebeu revelação de que Jesus é O Cristo, O Ungido de Deus.
A graça capacita-nos a andar como EMBAIXADORES DO REINO DE DEUS.
Paulo recebeu a graça para ser apóstolo, que é a maior de todas as medidas da graça de Deus.
Romanos 1:5 pelo qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome, para a obediência da fé entre todos os gentios,
Efésios 3:7 do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder.
Efésios 4:7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.
1 Coríntios 3:10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
1 Coríntios 15:10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo.
A graça é distribuída aos que buscam o trono da graça. Sem uma vida de oração, meditação, e prática da palavra, você pode ser salvo, porém será espiritualmente pobre, cego e nu.
Colossenses 3:1,2 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
A GRAÇA É O FUNDAMENTO DA IGREJA
1 Coríntios 3:10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Jesus confirmou a Pedro que a Igreja seria edificada sobre a revelação de Jesus como o Cristo do Deus vivo.
Mateus 16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
O FUNDAMENTO DO MINISTÉRIO DE PAULO FOI O SEU ENCONTRO COM CRISTO.
Gálatas 1:15, 16 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,
Algumas expressões que o apostolo Paulo usava que demonstram a fonte do grande poder operante no seu ministério.
2 Timóteo 1:12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.
Gálatas 6:14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
Romanos 12:3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.
Romanos 8:38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
Filipenses 1:6 tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,
Atos dos Apóstolos 20:24 mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
2 Coríntios 12:9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.
Neste último versículo Paulo estava suplicando para que o Senhor fizesse algo para libertá-lo das tribulações da vida trazidas por aquele mensageiro de satanás. O Senhor respondeu: A minha Graça te basta. Ele não estava dizendo a Paulo que era necessário sofrer, e sim que o poder de Cristo vem quando somos mais fracos.
Todos nós temos uma medida da Graça!
Efésios 4:7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.
Na próxima lição abordaremos a NOSSA REALIDADE EM CRISTO JESUS!

2 Coríntios 5:17  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário