sexta-feira, 18 de novembro de 2011

REGENERAÇÃO - APOSTILA REALIDADES DA REDENÇÃO

REGENERAÇÃO 


João 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. 

O termo original gennao, com seus derivados, pode ser traduzido: (1) Gerar. (2) Produzir ou dar à luz. (3) Ser gerado. (4) Ser nascido ou trazido à luz.

Regeneração é, na Bíblia, o mesmo que o novo nascimento.

Ezequiel 36:25-27 Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. 

Nascer de novo é o mesmo, no uso bíblico do termo, que ter um novo coração, ser nova criatura, passar da morte para a vida. Em outras palavras, nascer de novo é ter um novo caráter moral, tornar-se santo. Regenerar é tornar santo.

Efésios 5:27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 

Tornar santo o pecador, Eis o objetivo da regeneração.

A regeneração do pecador implica na restauração do caráter moral do homem. Se não há mudança de caráter, não há regeneração. 

Podemos dizer que na regeneração do homem ele recebeu a condição de estar novamente sob o “Governo da Lei Moral de Deus”

O que acontece na regeneração é uma ressurreição da morte espiritual, a indução de uma vida nova e santa.

Na regeneração é como se o homem recebesse uma nova oportunidade, “tudo se fez novo”, de começar de novo.

Daí não se faz sentido afirmar que o caráter moral do homem é mudado sem nenhuma participação (escolha) dele mesmo. Santidade passiva é impossível. Santidade é obediência à lei de Deus, a lei do amor e, é claro, consiste na atividade da criatura.

1 Pedro 1:16 porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 

O fato é que na regeneração há o exercício simultâneo de Deus e o homem: Aquele regenera (limpa) e este “o que faz depois que está limpo”

1 Coríntios 5:7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

Efésios 5:26 para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 

João 13:10 Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.

Isso equivale a dizer que o homem é PARTICIPANTE ATIVO NA OBRA DA REGENERAÇÃO, assim como o foi por ocasião da sua DEGENERAÇÃO ou queda.

Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

O pecador está morto em transgressões e pecados. Deus o chama: “Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”(Ef 5:14). Deus chama; o pecador ouve e responde, Eis-me aqui; Deus diz, Levanta-te dentre os mortos. O pecador coloca-se em atividade, e Deus o conduz para a vida; ou, antes, Deus conduz, e o pecador surge para a vida;

É tendência por demais fatal representar o pecador como alguém que necessite aguardar passivamente ser regenerado antes de se entregar a Deus.

Mateus 11:28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 

É fatal no sentido de que esse entendimento livra de imediato o pecador da convicção de qualquer dever ou responsabilidade, não surpreendendo o fato de haver tão poucas “genuínas conversões” de pecadores a Deus. Enquanto o pecador crer nisso, é impossível, caso tenha em mente que deva ser regenerado. Ele pára e espera que Deus faça o que Deus requer dele, o que ninguém pode fazer por ele. Os pecadores que foram assim ensinados e creram no que lhes foi ensinado jamais teriam sido regenerados, não fosse o Espírito Santo chamar-lhes a atenção para o erro e, antes que tivessem ciência disso, induzi-los a aceitar a oferta da vida.

Aquele que quiser.....Lucas 9:23

Vinde a mim.......Mateus 11:28

Se não credes que Eu sou, morrereis....João 8:24

Ninguém vai ao Pai a não ser por mim. João 14:6

Eis que hoje te proponho.......Deut. 30:19

Quem me rejeita, rejeita ao Pai,...Lucas 10:16

Aquele que me negar ..., Eu o negarei...Mateus 10:33

A regeneração é apresentada na Bíblia como algo que constitui uma mudança radical de caráter que segundo as características atribuídas a ela na bíblia deve consistir numa mudança na atitude da “vontade”, ou numa mudança em sua escolha, intenção ou preferência última; uma mudança que troque o egoísmo pela benevolência; a escolha da gratificação própria com o fim último e supremo da vida pela escolha suprema e última do máximo bem-estar de Deus e do universo; de um estado de inteira consagração ao interesse próprio, indulgência própria, por si ou como um fim, e como o fim supremo da vida, para um estado de inteira consagração a Deus e aos interesses de seu reino como o supremo e último fim da vida.

As Escrituras ensinam de modo expresso a necessidade universal de regeneração. “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (João 3:3); “Porque, em Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura” (Gl 6:15)

Como se inicia a regeneração do homem?

Romanos 7:24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

Atos dos Apóstolos 2:37-40 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

Romanos 10:13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Qual o veículo para a regeneração?

Romanos 10:14,15 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

Qual o meio (exigência) para a regeneração?

Isaías 53:5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Hebreus 9:22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

Bibliografia:

A minha Graça te basta – Gerald W. Foster
Teologia Sistemática – Charles G. Finney
Vida em um Plano mais alto – Ruth Paxson

Nenhum comentário:

Postar um comentário