quarta-feira, 23 de novembro de 2011

NÃO HAVERÁ UM AVIVAMENTO NA TERRA


Eu já sei que vocês não gostam de ler textos grandes, então vou postar este artigo simplesmente por minha satisfação pessoal (risos).



Existe um grupo de pessoas que acredita em um avivamento que em breve virá sobre a terra preparando para o arrebatamento dos santos. Este avivamento se levantará com uma onde de milagres, evangelização, cruzadas, arrebatando um número gigantesco para o Reino. Essas pessoas acreditam ainda que este mover já começou e que em breve veremos aleijados andando, almas se rendendo a Cristo, multidões adentrando nos templos. Bom, eu não sou uma dessas pessoas.

Autores como Tommy Tenny e Ouriel de Jesus até escreveram livros levantando esta visão. Alguns artistas evangélicos também acreditam nessa possibilidade afirmando que esta é a geração apaixonada, que este é a nação do ultimo avivamento, que chegou a geração extravagante. No entanto, olhando para o que a Bíblia diz com respeito ao tempo do fim e como está o atual estado da igreja acredito que não haverá um ultimo avivamento sobre a terra.
Quando olhamos para a Bíblia vemos Jesus nos dar muitas parábolas sobre o temo da vinda, uma das minhas preferidas é a das 10 Virgens em Mateus 25. Pelo que vejo a maioria só vê o fato das prudentes estarem abastecidas com azeite, esquecendo-se de outro detalhe da parábola, pois vemos que todas, loucas e prudentes, repito, todas as virgens adormeceram antes da vinda do noivo e só acordaram com o anuncio da chegada Dele. Logo, se usarmos esta parábola para explicar os tempos que vivemos seria razoável dizer que estamos perto de um adormecer geral da igreja e não de um avivamento, de uma falta de despertamento, de um sono profundo antes da vinda do noivo.
Saindo das parábolas vamos para as comparações, a primeira está em Mateus 24.37: Como foi nos dias de Noé assim será na vinda do filho do homem. Ora, nos dias de Noé a humanidade estava quase totalmente corrompida. A Bíblia fala que eles comiam e bebiam, sabendo do dilúvio de Noé, mas seus corações não se moviam para Deus. Vendo esse versículo percebo que a frase: “comiam e bebiam, casavam-se de davam-se em casamento”, representa um total desinteresse à mensagem de Noé com a construção da arca, isto é: talvez venha um dilúvio, mas não estamos nem aí, vamos viver nossas vidas normalmente comendo, bebendo, casando etc., como se nada estivesse acontecendo. Tanto que somente Noé e sua família se salvaram. Então, percebemos que esta comparação nos leva a acreditar que não devemos esperar que multidões acreditem na mensagem de Cristo, pois o que vemos é que as pessoas não estão dando a real importância para esta mensagem.
E o que falar dos dias de Ló, pois esta é outra comparação feita por Jesus. Se observamos as duas cidades estavam totalmente lançadas aos seus pecados, corrupções, desejos e etc., não podemos ver um avivamento nelas, muito embora a Bíblia considere Ló como Justo (2Pe 2:7), nem sua justiça convenceu aqueles cidadãos de seus pecados. Os únicos salvos foram Ló e sua família.
Partindo para o atual estado em que a “igreja” se encontra, alguns podem até dizer que estamos em franca expansão, ou que o número de pessoas se rendendo a Cristo está aumentando, mas o que me preocupa é a que preço o número de fiéis está crescendo. O que vejo senhoras e senhores é um evangelho mesquinho, denominacionalista e materialista crescendo à taxas chinesas. Multidões enchendo os templos em troca de bênçãos, dinheiro, possibilidades. Líderes vendendo suas almas para verem seus templos lotados e suas denominações agigantadas. Milhares de pessoas freqüentando as “igrejas” como um budista, espírita, macumbeiro e etc., isto é, religiosamente, sem se relacionarem com Deus, mas relacionando-se com a religião, sendo esta uma resposta paliativa à seus estados pecaminosos e depravados, sem abandonar suas práticas devassas conciliando suas vontades de pecar com o preenchimento momentâneo do vazio espiritual que a religião traz.
Quando falamos do tempo da vinda não podemos nos esquecer dos versículos que falam sobre:
Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? ( Lucas 18:8 )
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição (2 Tessalonicenses 2:3)
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriarão.
(Mateus 24.11-12)
Neles vemos uma visão pessimista, não vemos a Bíblia dizer que tudo vai melhorar, mas o contrário, tudo vai de mal a pior. O segundo versículo é mais explícito quando fala da apostasia, isto é, abandono da fé. A Biblia deixa claro que antes que o filho venha esta apostasia virá juntamente com o anticristo, em nenhum momento fala de um avivamento ou despertar.
O que acredito é em um avivamento de poucos, como foi com a família de Noé e Ló, um despertar como de Daniel e seus amigos. Um mover para alguns, um avivamento pessoal e íntimo, não de multidões, mas de grupos marginalizados e discriminados.
A pergunta que resta agora é: você vai ser um dos poucos avivados antes da vinda de Cristo?


Publicado em Crítica Cristã por Sidney Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário