domingo, 18 de março de 2012

Excertos de Charles Swindoll - A busca do caráter


Dedicação

São raras, na verdade, as pessoas que dão de si mesmas não se importando com reconhecimentos, benefícios pessoais ou retorno financeiro.
Por alguma razão, vamos sofrendo vagarosamente um pro­cesso lento de erosão, tornando-nos um povo que avalia cada pedido de cooperação deste ponto de vista: "Que vantagem eu levo nisso?" ou "Como é que conseguirei obter o máximo fa­zendo o mínimo?" Tal filosofia está contaminada por uma tremenda perda. Falta-lhe aquilo que se chama dedicação. Por causa de nossa natureza preguiçosa, não nos sentimos mal em dedicar ao nosso trabalho o mínimo esforço possível. Se houve, antes, grande empenho e motivação para atingir a excelência, e o controle de qualidade, hoje sacrificamos tudo isso no altar da racionalização tipo:

"Bem, ninguém é perfeito."
"Chega, já está bastante bom."
"Não se preocupe, ninguém vai perceber."
"Todo o mundo faz assim."

Como resultado disso, nossos padrões são, agora, a medio­cridade e nossos objetivos, manter a média. O trabalhador dedicado, o realizador extraordinário, o empregado leal e tra­balhador, o estudante que se esforça para obter a excelência, com freqüência são rotulados de neuróticos, ou evitados pelos colegas como fanáticos.
Consigo encontrar mais encorajamento na Palavra de Deus do que em qualquer outra fonte de informação, no que diz respeito à importância da dedicação pessoal. O Senhor me assegura que meu objetivo é a glória de Deus (1 Coríntios 10:31), e não a aprovação do homem. Além disso, quando o Senhor me ordena que ame, ordena-me que ame intensamente (1 Pedro 4:8). Ao nutrir uma amizade, devo fazê-lo com amor fraternal (Romanos 12:10). Ao fugir do mal, a instrução que recebo é para fugir até da aparência do mal (1 Tessalonicenses 5:22). Quando eu vir um irmão ou irmã em necessidade, pre­ciso arcar com o fardo sacrificialmente (Gálatas 6:1-2); não ficar olhando só de longe. No que se trata de trabalho, have­remos de ser disciplinados (2 Tessalonicenses 3:7-8) e dili­gentes (1 Tessalonicenses 2:9). As Escrituras estão cheias de exortações para que façamos mais e melhor do que o simples cumprimento do dever — exortações para que dediquemos nossa vida e a alimentemos com o desafio de realizar todo trabalho como se fora obra prima.

A Busca de Hoje
Você está precisando de um objetivo novo, desafiador? Leia Isaías 58. Concentre-se no versículo 12. Pense bem na possi­bilidade de preencher aquelas três funções: "reconstruir", "re­parar" e "restaurar." As três estão à sua disposição, basta apa­nhá-las livremente. Durante alguns momentos de tranqüilidade diante de Deus, peça-lhe que lhe dê um coração sensível às necessidades das pessoas ao seu redor. Agradeça ao Senhor pela reconstrução, pela reparação e pela restauração que ele lhe trouxe. Diga-lhe que você lhe pertence, totalmente — sem condições, sem exceções, sem reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário