segunda-feira, 5 de março de 2012

EM CRISTO – A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÃ

Resumo do primeiro capítulo do livro: Primeiro a erva depois a espiga - Christian Chen

2 Coríntios 12:1-4 

A vida cristã é a vida de um homem em Cristo. 

A expressão “em Cristo” é a frase favorita, é sua palavra de ordem. 

Na realidade foi o Senhor Jesus Cristo que originou esta expressão quando disse: 

Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.João 15:4
Essa expressão, juntamente com a expressão “no Senhor” aparecem 164 vezes no Novo Testamento; aparece em todas as epistolas de Paulo com exceção de 2 Tessalonicenses; Na epistolas aos Efésios a expressão “em Cristo” aparece 12 vezes. 

“Em Cristo” fala sobre a essência da vida cristã individual. 

Ao estudar a vida de Paulo descobrimos o propósito, o padrão e o poder de uma vida “em Cristo”. 

Na verdade a vida Cristã nada mais é do que a vida de um homem “em Cristo”. 

É impossível alguém viver uma vida cristã se não tiver uma vida cristã para viver. 

A vida Cristã deve ser vivida, e a vida cristã é a vida de “um homem em cristo”, governada pela luz da Palavra de Deus. 

Colossenses 1:27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; 

Gálatas 1:16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue, 

Gálatas 2:20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. 

Ao mencionar que conheceu “um homem em Cristo” Paulo diz: “passarei às visões e revelações do Senhor” 2 Cor 12:1 

Referindo-se Paulo a visão que teve no caminho de Damasco, testificou: “não fui desobediente a visão celestial” At 26:13,14,19 

No caminho de Damasco, Paulo teve uma visão celestial que passou a governar e controlar toda sua vida. 

PARA CRESCER EM CRISTO TODO CRISTÃO PRECISA SABER COMO SEU CAMINHO COMEÇA E COMO DEVE CONTINUAR. 

Paulo foi capturado pelo Senhor no caminho de Damasco. Quando alguém é tomado pelo Senhor, não há como escapar. 

O ponto central, o coração desta visão celestial é uma única pessoa, uma grande pessoa: “o Senhor ressurreto” 

Atos 9:4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 

Não foi com os olhos físicos que Paulo viu o Senhor (estava cego); os olhos do coração foram abertos e iluminador, então descobriu a “esperança do Seu chamamento” 

Efésios 1:18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 

O Senhor sempre chama o cristão de uma situação para outra. 

Sempre que se ouve um chamado do Senhor é preciso desistir de algo. 

Lucas 14:33 Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo 

O chamado celestial sempre envolve a renúncia de algo. Isso acontece porque o Senhor quer libertar o cristão para fazê-lo entrar em uma instância mais gloriosa. 

Muitas vezes uma pessoa não pode responder ao chamado de Cristo porquê, ao calcular o custo, percebe que é alto demais e não pode continuar. 

Quando alguém decide abandonar tudo para seguir-lhe, significa que, daquele momento em diante, o futuro do Seu Mestre é o seu futuro, a história do Seu Mestre torna-se sua história, e a experiência do Seu Mestre torna-se sua experiência. 

Ainda que tivesse de abandonar o mundo inteiro – nada se compara ao Senhor! Quem se atreveria a comparar qualquer coisa ao nosso Senhor? 

Filipenses 3:8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo 

Somos chamados para nos UNIR A CRISTO 

João 3:3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 

João 4:14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 

João 4:24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. 

A experiência de Paulo no caminho de Damasco chama-se CONVERSÃO. Atos 26:13-15 

A VIDA DE QUALQUER PESSOA INICIA QUANDO NASCE PARA O MUNDO. Semelhantemente, a vida cristã tem início com o novo nascimento em Cristo; sua conversão é o início de tudo. 

Paulo explica sua conversão: 

Gálatas 1:15,16 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim,..... 

“Aprouve a Deus revelar seu Filho em mim”. A revelação aconteceu em seu interior, no intimo, em seu espírito. 

Efésios 3:3 pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; 

HAJA LUZ; E HOUVE LUZ 

2 Coríntios 4:6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. 

Paulo estava citando Gn 1:3: “Disse Deus: Haja luz” (temos o primeiro dia) 

A primeira experiência de Paulo deve ser também a primeira experiência de cada cristão. 

“Se alguém está em Cristo” 2Cor 5:17 

“Sem forma e vazio e havia trevas...” Gn 1:2 

O que aconteceu com Paulo na estrada de Damasco foi exatamente o que diz em Gn 1: “o Espírito de Deus pairava sobre a superfície das águas” (movia-se) 

Nicodemos era exatamente como Paulo: fariseu, rabino muito instruído na Palavra de Deus. 

João 3:3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 

O Senhor mencionou em primeiro lugar “ver”, depois “entrar”, Istoé, primeiro a visão depois a experiência. 

Para entrar no reino de Deus, necessita-se de visão que o Senhor concede, a qual levará à experiência. 

O novo nascimento indica que alguém saiu do reino dos homens para o Reino de Deus e começou a ver esse novo reino. Isso é obra do Espírito Santo, que paira sobre as águas, sobre o abismo. 

Paulo começou com uma visão celestial, viu o reino de Deus e, mais tarde experimentou o reino de Deus. Nunca trabalhou para ser salvo, o Senhor fez tudo. Por isso Paulo afirmou que somos salvos pela fé e não por obras. 

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 

Quando descobriu que o reino de Deus era real, passou a considerar todo ganho passado como perda, e toda história passada como lixo. 

Paulo não somente viu o reino de Deus, mas também entrou nele. 

Filipenses 3:8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário