quarta-feira, 28 de março de 2012

Excertos de Charles Swindoll - O que é maturidade cristã

Nascemos de novo pela fé no Senhor Jesus Cristo. A princípio, como crianças espirituais, somos frágeis, irresponsáveis, bebês alimenta­dos com leite, a quem falta discernimento e força. Quan­do nosso Pai observa a nossa maturidade, ele se agrada. Quando vê a nossa resistência, nossa responsabilidade, nos­sa dieta mais reforçada, nosso discernimento crescente, nossa sensibilidade a ele e nossa força, isso o alegra. 
O tema de Hebreus 5:11-14 é a maturidade — e a falta dela. No versículo 11, que fala de um sacerdote da anti­güidade, lemos:
A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difí­ceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardi­os em ouvir. 
Não se trata de os hebreus não terem ouvido; o fato é que não obedeceram. Ouviram sons, mas estavam surdos, com dificuldade para escutar. Lemos em seguida: 

Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, aten­dendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, ne­cessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimen­ta de leite é inexperiente na palavra da justiça, por­que é criança. Mas o alimento sólido épara os adul­tos, para aqueles que, pela prática, têm as suas fa­culdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.  Hebreus 5:12-14 

O que é um sinal de maturidade? Praticar o que se ouve. Mediante a prática você amadurece. Uma coisa é envelhecer no Senhor, mas outra bem diferente é crescer no Senhor. 
Há muitos que vão de igreja em igreja, de uma confe­rência bíblica para outra, enchendo caderno após caderno de notas, mas que continuam sendo as pessoas mais mal-humoradas, difíceis e irresponsáveis que você conhece. Por quê? Porque não praticam aquilo que ouvem. 
Este é o alvo do livro de Tiago. Ele quer que você prove o que afirma crer — na prática! A pessoa madura é aquela envolvida em praticar regularmente o que ouve e o que assimila. Só ficar exposto à instrução bíblica não resolve os problemas. 
Maturidade é um processo que gosto de chamar de "os­mose espiritual". Ouvimos e absorvemos a verdade bíblica e depois permitimos que a verdade penetre em nossa vida interior, bem lá no fundo, onde as atitudes são formadas e as decisões, feitas. A seguir, à medida que surgem circuns­tâncias que requeiram uma reação sobrenatural, o Espíri­to Santo interior possui munição suficiente para nos dar estabilidade e poder para enfrentá-las. Isso funciona em todo tipo de experiências difíceis. 
Quando aparecerem irritações, obedeça a Deus e pra­tique a sua Palavra ao lidar com elas. No caso de tenta­ções, aplique princípios da Escritura que o ajudem a superá-las vitoriosamente. Se forem pecados da carne, aplique as verdades que aprendeu. Quando experimen­ta toda essa aplicação você se torna sábio e mais ama­durecido. 
Seria insano alguém ouvir o médico diagnosticar sua doença como um tumor em rápido crescimento e pensar que, pelo fato de ter conversado com o médico, o mal irá desaparecer repentinamente. Não. A pessoa vai ter de ser operada. Do mesmo modo, expor-se apenas à verdade não nos tornará maduros. Nem esse fato, por si só — sem apli­cação —, resolverá um problema. 
Por favor, não me entenda mal. Amo a Palavra de Deus! Estou mais convencido do que nunca em minha vida de que suas verdades confiáveis são de valor inestimável. Em­bora a Bíblia seja um livro digno de confiança, com certe­za ela não é uma poção mágica que você esfrega em seu corpo três vezes por dia para espantar o diabo. Também não é algo que você considere internamente como uma promessa piedosa a Deus, esperando que na manhã seguinte irá conhecer e experimentar todas as suas verdades de ma­neira repentina. 
Não existe tal "maturidade instantânea" nesta terra. Deus não oferece uma fórmula que produza cristãos com­pletamente amadurecidos da noite para o dia. O cresci­mento cristão é obtido mediante perseverança (uma pala­vra esquecida!) firme, corajosa, aplicando e obedecendo ao que você ouve... aprendendo, assim, a lidar com os ine­vitáveis problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário