domingo, 5 de fevereiro de 2012

Excertos de Charles Swindoll - Abusca do caráter


Mente simples

Tiago não brinca em serviço. Pega a baioneta e pula na jugular, direto. Logo de início ele nos adverte contra ser de "ânimo dobre." Diz-nos que quando a pessoa tem ânimo dobre, torna-se "inconstante em todos os seus caminhos." Facilmente sa­cudida. Usando-se expressões de hoje, a pessoa não sabe o que quer.
A duplicidade mental é doença comum que deixa sua vítima paralisada pela dúvida... hesitante, cheia de hipocrisia, de pa­lavras teóricas, mas vazia de ação confiante. Muito palavreado e pouca ação. Insincera e insegura. Tiago descreve-a melhor do que nós: "Não suponha esse homem que alcançará do Se­nhor alguma coisa." Soco direto, retorcido. É como eu disse: Tiago não brinca em serviço.
Creio que é melhor interpretar a passagem literalmente. "In­constante" quer dizer inconstante. "Impelida e agitada" sig­nifica impelida e agitada. "Não alcançará do Senhor alguma coisa" quer dizer isso mesmo. Deus, deliberadamente, retém as coisas quando o homem de ânimo dobre ora. Isto é muito sério.
É muito melhor ter mente simples! Nada de encenações va­zias! Nada de enrolações religiosas! Chega de falar uma coisa, mas ter outra em mente. Basta de hipocrisia, em que as palavras são baratas e as aparências externas enojam, pela falsa piedade. As pessoas de mente simples apresentam catecismo pequeno e caráter grande.
Demonstram interesse... verdadeiro interesse. São humil­des... verdadeiramente humildes. Amam... com amor genuíno. Demonstram caráter... caráter autêntico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário