terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Excertos de Charles Swindoll - A busca do caráter


Não, antes quero comprá-la pelo preço devido. Não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada" (2 Samuel 24:24).

Davi recusou uma doação.
Gosto demais da aplicação feita pelo grande pregador, já falecido, John Henry Jowett, das palavras de Davi: "o minis­tério que nada custa, nada realiza." Durante um tempo de­masiado longo o povo de Deus tem boiado passivamente, so­nhando com as mudanças necessárias. Agora é tempo de agir. É tempo de fazer com que as coisas mudem. Já que estamos falando disso, sugiro que usemos o tempo de nossa vida. Fa­çamo-lo com alegria!

Você se lembra da declaração de Paulo na segunda carta aos coríntios? Talvez seja a referência fundamental das Escrituras em que a alegria é unida ao ato de dar. "Cada um contribua segundo propôs ao seu coração, não com tristeza ou por ne­cessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria" (2 Coríntios 9:7). "Com tristeza" quer dizer "relutantemente", e a expressão "por necessidade" implica em "forçado pelo que os outros possam pensar, ou dizer". Lembre-se de que a palavra "alegria" vem do grego "hilaros", de que temos tantos derivados em português: hilariante, hilaridade, etc. É a primeira palavra que aparece, no original. Literalmente, está assim: "porque ao doador hilário Deus aprecia." Por quê? porque os que dão com alegria têm pés rápidos. Dão com alegria!
  • Quando os israelitas deram a si mesmos e seus pertences, a fim de que se construísse um tabernáculo no deserto, a ale­gria do povo era tão evidente que foi preciso dizer-lhe que parasse de dar (Êxodo 36:6-7).
  • Quando o povo em Jerusalém reuniu-se e plantou-se ao lado de Neemias, a fim de reconstruir as muralhas, a alegria de todos resultou numa realização que quebrou recordes (Ne­emias 2:17-18; 4:6; 6:15-16).
  • Quando Jesus desafiou seus seguidores a serem altruístas, ensinou-lhes que "mais bem-aventurado é dar que receber," ligando a alegria aos investimentos financeiros nas coisas eternas (Atos 20:35).

Você deseja que a alegria volte outra vez? Deseja tornar-se um "nobre cavaleiro" da távola redonda da generosidade? Per­mita-me dar-lhe quatro sugestões simples. Elas funcionam, para mim.
1. Reflita nas dádivas de Deus para você. Ele não tem sido bondoso? Muito mais do que muniremos. Boa saúde. Fa­mília feliz. Suficiência de alimento, de roupas e de abrigo. Bons amigos... e muitas outras coisas.
2. Lembre-se das promessas divinas com respeito à genero­sidade. Traga à memória alguns princípios bíblicos que pro­metem benefícios aos que semeiam com abundância. Co­lheitas abarrotantes, lembre-se, são a especialidade de Deus.
3. Examine seu coração. Ninguém mais, salvo você mesmo, pode fazer isso. Abra esse seu escrínio particular e faça a si mesmo umas perguntas difíceis, como, por exemplo:
  •  Minhas doações são proporcionais às minhas rendas?
  • Minha motivação é a culpa... ou a alegria contagiante?
  • Se alguém viesse a saber o nível de minha contribuição para a obra de Deus, seria eu um bom padrão a ser imitado?
  • Será que eu tenho orado a respeito de dar... ou sou apenas alguém que reage a impulsos?

4. Confie em que Deus honrará a generosidade coerente. Este é o grande passo, e essencial. Vamos! Ande! Se você acredita realmente que Deus está conduzindo-o a fim de você fazer uma contribuição significativa — libere todas as restrições, desamarre todos os nós, e desenvolva o hábito de ser ge­neroso. Duvido muito que a generosidade alguma vez tenha prejudicado a alguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário