quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Escola de Discípulos - lição 19 - AUTORIDADE IV


AUTORIDADE DO DISCÍPULO - IV

Texto: Basta ao discípulo ser como seu mestreMateus 10:25 

     Permanecer inabalável

Efésios 6:13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Nenhuma outra verdade enfrenta tanta oposição quanto a autoridade do crente. Alias só existe uma maneira de permanecer inabalável. “fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder, revesti-vos de toda a armadura de Deus.”

Neste estudo vamos focalizar os seis elementos ou condições da provisão de Deus em Cristo que o apóstolo Paulo descreve como “A Armadura de Deus” em Efésios 6:13-18.
Em Jesus, Deus nos deu uma provisão fantástica para combatermos o diabo.  Você sabe quais são esses seis elementos?  São: 1) a Verdade 2) a Justiça 3) a Paz 4) a Fé 5 ) a Salvação e 6) a Palavra de Deus.  Seis princípios para você vencer todas as ciladas do diabo.

1) a Verdade: v.14

De modo geral, as pessoas não têm uma concepção correta da Verdade, e há pessoas que dizem que a verdade é relativa – cada um tem a sua verdade.  Para o Cristão, há só uma Verdade, que, segundo Jesus, é a Palavra de Deus.  Em sua oração ao Pai (Deus), Jesus disse: “a Tua Palavra é a Verdade” (João 17:17).  A nossa primeira arma contra o diabo é nos firmar na Verdade, Primeiro princípio: Assegure que é a Verdade que vigora em seu coração – viva segundo Ela.  O salmista afirma: “Eis que Te comprazes na Verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria” (Sal. 51:6). Observe que a Verdade é sabedoria, e Satanás tudo faz para remover a Verdade de nós e deixar-nos nas trevas, na ignorância.  “Se dissermos que mantemos comunhão com Deus e andarmos nas trevas (ignorância), mentimos e não praticamos a Verdade” (1João 1:6).  Satanás opera na ignorância e vence pelo engano.

2) a Justiça: v.14

Quando Satanás ataca você em razão das suas falhas e você entra na auto-condenação, faça-o lembrar que a sua Justiça é Jesus (1Cor. 1:30), pois “Aquele (Jesus) que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos Justiça de Deus” (2Cor. 5:21). Segundo princípio: Proteja-se sempre, lembrando que Satanás não pode roubar-lhe a condição de justo que você recebeu em Jesus.

3) a Paz: v.15

Possivelmente seja difícil você entender como a Paz pode ser uma arma contra o diabo, mas Jesus disse: “Deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou; não vo-lA dou como a dá o mundo”(João 14:27).  Observe que Jesus disse “deixo-vos a Paz”. Ele não a retira, e a Paz dEle que não tem nada a ver com as circunstâncias da nossa vida – é permanente.  Atente sempre para a Paz no seu coração, e não deixe que nada perturbe a Paz com Deus que Jesus conquistou por você, pois “Ele é a nossa Paz”(Ef. 2:14).  Terceiro princípio: Faça Satanás saber que você somente procede segundo a Paz que Deus mantém no seu íntimo.

4) a Fé: v.16

O apóstolo João disse: “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1João 5:4). E, falando de como enfrentar Satanás, Pedro exorta: “Resisti-lhe firme na fé” (1Pedro 5:9).  Fé é comportar-se segundo aquilo que Deus diz, e fazer isso é garantia absoluta de vitória.  Somente a Palavra de Deus produz a fé.  Paulo compara a fé a um escudo “com o qual podereis (sem dúvida alguma) apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6:16).  Quarto princípio: Firmando a sua fé, isto é, comportando-se segundo a Palavra, você é invencível.

5) a Salvação: v.17

Como pode a salvação ser uma arma contra o diabo?  Paulo compara a salvação a um capacete que protege a cabeça, e temos de lembrar (firmar em nossa mente) sempre que “ Do Senhor é a salvação” (Sal 3:8).  Satanás ataca muito o nosso modo de pensar, por isso temos de conservar em mente: “ O Senhor é a minha força e o meu cântico (de louvor) porque Ele me salvou” Sal. 118:4).  Quinto princípio: Lembre sempre que a salvação que você recebeu é de Deus e não depende de você.

6) a Palavra de Deus: v.17

Paulo diz que a Palavra de Deus é “ a espada do Espírito” (Efe. 6:17) e é Ele (o Espírito) que usa a Palavra para nos defender do maligno. O escritor aos hebreus diz que a Palavra de Deus “é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes” (Heb. 4:12).  Toda vez que Satanás atacar você, o Espírito Santo vivificará a Palavra de Deus no seu íntimo “provendo-vos livramento” (1Cor. 10:13).  Sexto princípio: Assegure que você está atento à Palavra vivificada no seu coração pelo Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário