sábado, 21 de janeiro de 2012

Escola de Discípulos - lição 15 - O DESPOJAR DO EU


Texto: Basta ao discípulo ser como seu mestreMateus 10:25 

     DESPOJAR: desapossar, renunciar
    
Uma das condições impostas pelo Senhor Jesus Cristo para nos aceitar como discípulo é que aquele que assim se decida (lucas 9:23), deve despojar-se de si mesmo.
   
     Efésios 4:22  no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,

     Quando o Senhor andava por diversos lugares sempre ia acompanhado por multidões que lhe seguiam por diversas razões: uns estavam enfermos, outros atormentados por espíritos imundos,outros cheios de dor, miséria, solidão e angustia de morte.
    
     Muitos queriam ser seus discípulos, mais poucos aceitaram sua exigência:

     Mateus 16:24 Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me;
    
     O “EU” fala de nossa identidade, “o velho homem”.

Quando lembramos de alguém o que vem a nossa mente é uma imagem da pessoa, não só fisicamente, mais principalmente o seu CARÁTER: valores, atitudes, SUA FÉ,...etc.

Quando Jesus falou “se alguém quiser ser meu discípulo negue-se a si mesmo e tome a sua cruz”, qual a imagem que vemos?

Eu vejo um homem ligado a uma cruz. A esse homem Jesus chama de discípulo.

Qual a imagem que passamos para as outras pessoas?

Tiago 1:21-27 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.....

1 Pedro 2:1-25 Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,....... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário