segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Examine-se pois a si mesmo...


Mateus 7
21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23  E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

De acordo com o texto acima entrar no reino dos céus não depende do que você fala, ou faz, mesmo que seja algo extraordinário. Depende do seu coração (princípio que está operando).

Provérbio 4 diz:
23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
 e..
 Isaias 57
17  Pela iniqüidade da sua avareza me indignei, e o feri; escondi-me, e indignei-me; contudo, rebelde, seguiu o caminho do seu coração.

Seguir o caminho do próprio coração é a iniqüidade do v. 23 de Mateus 7.
Vamos entender algo, a palavra diz que o nosso coração é enganoso (Jer. 17:9), o coração aqui é a nossa própria vontade (ego), ou a velha natureza, ou ainda as obras da carne.  Então podemos dizer que fazer algo para Deus, mesmo que seja extraordinário, se for feito motivado pelas obras da velha natureza, é iniqüidade.
A Palavra descreve as obras da carne (velha natureza)
Gálatas 5
19  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Para entender melhor podemos dizer, por exemplo, que alguém que chama Jesus de Senhor e tem inveja comete iniqüidade, ou aquele que ora por enfermos em nome de Jesus e vive semeando contendas também.

Devemos sempre orar pedindo a Deus para sondar os nossos corações
Salmo 139
23  Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24  E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Lembre-se o princípio da queda de Lúcifer foi a iniqüidade no coração:

Ezequiel 28
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.
16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

ISAIAS 14
12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!
13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;
14 subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15 Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo.

Qual foi a iniqüidade: ira, soberba, ciúme, inveja, idolatria, altives, dissensão, vaidade, etc.
  Por fim: ANTES DE FAZER OU DIZER QUALQUER COISA EM NOME DE JESUS, EXAMINE-SE, POIS, A SI MESMO, OBSERVE O QUE ESTA LHE MOTIVANDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário