sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Escola de Missões - Apostila FUNDAMENTOS DE FÉ - lição 2

A VIDA DO JUSTO 

Hebreus 10:38  todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.

A Palavra de Deus declara firmemente que só existe uma alternativa, não duas, para que o CRENTE possa viver e expressar a Cristo; “PELA FÉ”.

242 Vezes, pelo menos, a Palavra FÉ OU CONFIANÇA é mencionada no Novo Testamento!

A Fé é a condição exigida por Deus para que o homem se aproxime dEle.

Hebreus 11:6  Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

A Bíblia declara a chegada de um novo tempo, o fim de um sistema de coisas e o começo de um novo!

Gálatas 3:25  Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio.

Depois que a Fé veio! Isso quer dizer, “depois que Jesus veio”

A vida daquele que foi Justificado em Cristo é a vida da Fé.

Gálatas 3:11 E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

“O justo viverá da fé”; A fé é a nossa maneira de viver; Só desfrutaremos da vida abundante se vivermos pela fé.

Uma observação muitíssimo importante: A FÉ QUE ESTAMOS FALANDO É A “FÉ BÍBLICA”, a fé que nos foi entregue por Cristo.

Judas 1:3 Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. 

O texto acima fala para batalharmos pela fé, batalharmos para vivermos a vida que foi comprada pela fé do filho; A MESMA VIDA QUE CRISTO EXPRESSOU NA TERRA E QUE O APOSTOLO PAULO APRENDEU E NOS ENSINOU!

Gálatas 2:20  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. 

Repetindo para lembrar: ESTAMOS FALANDO DE UMA FÉ BÍBLICA, UMA FÉ QUE VEIO DO CÉU ATRAVÉS DE JESUS CRISTO.
Para entendermos esta fé bíblica precisamos observar aquele que a trouxe até nós, o texto de Gálatas 2:20, acima transcrito, fala da “fé do filho”.

Precisamos vê na Palavra de Deus em que tipo de fé Jesus andou!

A FÉ QUE SE ALIMENTA DA PALAVRA
Mateus 4:4  Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
João 4:34  Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.   

A FÉ QUE FALA, “QUE FALA E O PAI RESPONDE”
João 11:42  Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. 

A FÉ QUE EXERCE DOMÍNIO SOBRE AS CIRCUNSTÂNCIAS
Mateus 8:27  E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? 

A FÉ QUE REVELA A DEUS
João 14:9  Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

A FÉ QUE O IDENTIFICOU COM O CORDEIRO REDENTOR
João 1:29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 

A FÉ QUE PREFERE A VONTADE DO PAI
Mateus 26:39  Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.

A FÉ QUE AMA ATÉ O FIM
João 13:1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.   

A FÉ QUE EXERCE O SEU CHAMADO
Atos 10:38  como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

A FÉ QUE TRABALHA SEM DESCANSO
João 9:4  É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

A FÉ QUE É TESTIFICADA PALAS OBRAS
João 10:25  Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. 

A vida do Justo começa e termina com a fé.
Efésios 2:8  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 

2 Timóteo 4:7  Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário