terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fé e Paciência

Hebreus 6:12 para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas. 13 Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, 14 dizendo: Certamente, abençoando, te abençoarei e, multiplicando, te multiplicarei. 15 E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. 

A Fé e a paciência estão intimamente ligadas. 
O que manteve Abraão em paciência? LEIA Romanos 4:13,18-25 

Romanos 4:13 Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé. 21 e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. 

Estando certíssimo PERSEVEROU. A certeza (Fé que vem do conhecimento de Deus) produziu esperança, paciência. 

Veja o que diz o texto: Hebreus 10:35-38 

Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 

Podemos dizer, segundo lemos acima, que a Fé vê antes e a paciência mantêm a visão até o fim (a realização concreta da Fé). 

Em que Abraão perseverou? Na promessa, ou seja, na Palavra que ouviu da parte de Deus. Como produziu Fé e paciência? Crendo e conhecendo o Deus que falou! 

Rm 4:21 e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer 

Abraão conheceu o “Caráter de Deus”, ou seja, que Deus é Fiel a Sua Palavra! 

A boa terra, a terra que produz, é justamente aquela que recebe (Fé) a semente e guarda (paciência) 

Lucas 8:11 Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus; 

E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança. Lucas 8:15

A Palavra é Espírito e Vida 

João 6:63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. 

3 aspectos do solo que produz 

Provérbios 4:20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. 21 Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração. 22 Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo. 

1º Ouvido atento 
2º Olhar firme 
3º Um coração que guarda 

Salmo 119:11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. 

Um coração inconstante não receberá nada 

Tiago 1:5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. 6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. 7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. 8 O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. 

Depois que plantar (receber) a semente deve regar. 

Hebreus 11:1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. 

A Fé tem uma expressão “confissão” (regar) 

2 Corintios 4:18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 

Confissão (grego) = Dizer a mesma coisa 

Devemos crer e confessar 

Jeremias 1:12 E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. 

Crer e Confessar = resultados 

Romanos 10:9 a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 

2 coríntios 4:13 E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri; por isso, falei. Nós cremos também; por isso, também falamos, 

A base para nossos atos de Fé é a nossa condição em Cristo (Redenção) 

2 coríntios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 

Cristo é o nosso Sumo Sacerdote 

Hebreus 3:1 Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, 

Mateus 10:32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 

O único combate é este, o combate da Fé. 

Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 1 Timóteo 6:12

2 Cor. 10:4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; 5 destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo 

Isto tudo provém da Fé que vem de Deus. Rm 10:17

Pr Dancleiton

Nenhum comentário:

Postar um comentário