quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Escola de Missões - Apostila O CHAMADO - lição 2

LIÇÃO 2
SEGUIR E CONSAGRAR-SE AO PLANO DE DEUS
A. SEGUIR O PLANO DE DEUS
É muito importante fazer uma decisão de qualidade, de uma vez para sempre, no sentido de dedicar-se totalmente a Deus e de seguir o seu plano para a sua vida.

Hebreus 12:1 Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e CORRAMOS, com paciência, A CARREIRA que nos está proposta,
Todo Discípulo tem uma carreia específica que Deus colocou a sua frente.  É uma carreia que vem com o destino divino que Deus tem planejado para você cumprir.
Essa carreira deve ser completada.
2 Timóteo 4:7  Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Uma pergunta: qual a carreira que Deus propôs a você?
Bem, se não sabe ainda a sua carreira específica, pode saber pela palavra como caminhar em direção a ela.
Responderemos com a Palavra. 2 Tim 1: 7-9
9  que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
Efésios 1:4  como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,
UMA CARREIRA DE SANTIDADE EM CARIDADE (AMOR NA PRÁTICA)
Aliás, a única maneira de se conhecer a vontade de Deus é pelo Espírito de santidade.
Efésios 5:17,18  Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.  E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
Ezequiel 2:1-3 Esta voz me disse: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. Ele me disse: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até precisamente ao dia de hoje.
Atos 22:9  E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito; mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.
Não sabe a carreira que Deus quer para a sua vida?
Cumprir o plano de Deus para a sua vida é uma viagem de obediência e fidelidade, andando passo a passo à luz daquilo que você sabe que Ele quer que você faça todos os dias. A obediência a Deus e à Sua Palavra, dia após dia, mesmo nas coisas mínimas, o ajudará a manter uma vida cheia do Espírito.
Mateus 25:21  Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
  Talvez você nem sempre saiba exatamente, com todos os detalhes específicos, o que o Senhor quer que faça.  Mas você sempre deve estar disposto a fazer tudo quanto Ele quer que faça, e a ir para onde Ele quer que vá.  Você não conseguirá seguir o plano de Deus para a sua vida a não ser que fique disposto a fazer tudo quanto Ele pedir que faça.
1 Samuel 3:10  Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
  ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO PARA COMPREENDER!

B. CONSAGRAÇÃO AO PLANO DE DEUS
 
Mateus 26:42  E, indo segunda vez, orou, dizendo: Meu Pai, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
  Deus está procurando crentes que se dedicarão e consagrarão totalmente a Ele para cumprir o Seu plano para a sua vida, assim como fez Jesus no Getsêmane.
Os olhos do Senhor percorrem a Terra para achar pessoas cujo coração se dedica a Ele. 2Cr 16:9.
44  E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
Você só conseguirá seguir o plano de Deus para a sua vida se você mantiver constantemente uma atitude de consagração e de rendição à vontade de Deus, seja ela qual for.
     Consagrar-se á Deus é uma atitude diária, é como a comida que comemos todos os dias.
João 4:32-34 Porém ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Então, os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém de comer? Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
É muito importante fazer uma decisão de qualidade, de uma vez para sempre, no sentido de dedicar-se totalmente a Deus e de seguir o seu plano para a sua vida.
É NECESSÁRIO QUEIMAR AS PONTES. 1 Reis 19:19-21; Mateus 13:44; Lucas 18:22
Lucas 14:26  Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
     Muitos cristãos estão numa encruzilhada na vida agora mesmo. Em outras palavras, têm diante de si decisões que afetarão o curso da sua vida.  Muitos estão numa encruzilhada onde precisarão resolver se vão se consagrar plenamente à vontade de Deus, não importa o que Ele pedir que façam.
     2 Reis 2:9,10 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.
     As vezes o caminho que Deus tem planejado para os crentes obedientes talvez seja estreito, passando por montanhas e por vales profundos.
     Atos 9:16  E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
     Nem sempre conseguiremos ver uma boa distância à frente, pois seguir a Deus é um andar pela fé e obediência.
Atos 20:22-24  E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações. Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.
Declarações de homens de Deus que completaram as suas carreiras:
“Não me recordo de um período em que eu sincera e pacientemente busquei conhecer a vontade de Deus pelo ensinamento do Espírito Santo, através da instrumentalidade da Palavra de Deus, e por causa disso tenha deixado de ser orientado corretamente. Mas se faltasse honestidade no coração e retidão perante Deus, ou se não esperasse com paciência pela instrução de Deus, ou se preferisse os conselhos de meus colegas às declarações da Palavra do Deus vivo, então eu cometeria erros enormes.”  George Mueller (século XIX)
     “Jamais considerarei um sacrifício receber uma comissão do Rei dos Reis”... David Livingstone (missionário médico na África)
    
“Que o meu coração será quebrantado pelas coisas que quebrantam o coração de Deus”. Bob Pierce

     “Que se Jesus Cristo morreu por mim, então nenhum sacrifício é grande demais que eu não possa fazer por Ele”. C.T Studd (missionário na China, Índia e Á frica)

     “Ó Deus, eu quero o teu o plano para a minha vida, que eu possa ser feliz e ter contentamento, seja aqui ou em qualquer lugar, em qualquer circunstancia, seja de prosperidade ou adversidade - eu quero o teu plano para a minha vida, ó Deus, eu quero, sim quero!” Oswaldo Smith (renomado missionário do Canadá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário