quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Escola de Missões - Apostila O CORPO DE CRISTO - LIÇÃO 5

LIÇÃO 5 
SERVINDO AO SENHOR NA IGREJA LOCAL 

1. A questão da comunhão 
1 Coríntios 1:10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.
A palavra “comunhão” usada em Atos 2:42 e 1 João 1:3 indica colocar de lado o interesse particular e juntar-se com outros visando a um propósito comum. 

Por isso que a questão do egoísmo (obra da carne) foi uma das primeiras deficiências tratadas pelo Espírito Santo após o Pentecostes. 

Atos 4:32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 

Para que? 
1 Coríntios 12:25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 

A COMUNHÃO NA IGREJA LOCAL É INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO INTERESSE PARTICULAR. 
João 3:30 Convém que ele cresça e que eu diminua. 

QUANTO MENOR O INTERESSE PARTICULAR, MAIOR A COMUNHÃO. 

A COMUNHÃO NA IGREJA LOCAL É DIRETAMENTE PROPORCIONAL AO PROPÓSITO COMUM. 
Amós 3:3 Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? 

A COMUNHÃO NA IGREJA LOCAL É A MAIOR EXPRESSÃO DO CORPO DE CRISTO. 
João 17:21 para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 

COMO CRESCER EM COMUNHÃO? 

VISTO QUE O INTERESSE PARTICULAR (obra da carne) É CONTRÁRIO A COMUNHÃO (obra do Espírito) 
Gálatas 5:16 Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. 
Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, 

COMO A IGREJA CRESCEU EM COMUNHÃO? 
Atos 2:4 E todos foram cheios do Espírito Santo... 

SENDO UMA IGREJA FORMADA COM PEDRAS VIVAS 
1 Pedro 2:5 vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 

A QUESTÃO DEVE SER! 
Atos 19:2 disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. 

ESTA QUESTÃO ERA ESSENCIAL NA IGREJA DE ATOS 
Atos 6:3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. 

A questão da FIDELIDADE 

Fidelidade é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel, para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência (modelo). 

A “FIDELIDADE” é um tema constante na Bíblia, ela aparece de várias formas e em inúmeros exemplos. 

A forma mais comumente usada pelos Cristãos é “DEUS É FIEL”, apesar de ser quase que totalmente deturpada pelas pessoas que as usam. 

O texto de referência está em 2 Timóteo 2:13

“Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo” 

Muitos interpretam este texto dizendo que Deus é Fiel aos homens, mesmo que estes não o sejam. (pecado) 

O texto diz: “...ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”, A FIDELIDADE ESTÁ LIGADA A UM ATRIBUTO DIVINO CHAMADO “VERDADE”. 

Deus nunca vai ser INFIEL pois o INFIEL está mentindo contra a verdade, ou é contra a verdade. 

Deus “não pode negar a si mesmo”, pois Ele é A VERDADE, ou, O FIEL. 

O FIEL DE DEUS É A SUA PALAVRA 
Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. Salmos 138:2
Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o há de julgar no último dia. João 12:48 

A EXIGÊNCIA DA FIDELIDADE 
Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 1:13

Para LÍDERES 
Tito 1:6 Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.. 
Tito 2:7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,.. 
1 Timóteo 3:2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;... 

Fidelidade no modelo (VISÃO) 
Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte. Êxodo 25:40
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou. Hebreus 8:5
E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. Gen 6:15,22 

A Fidelidade no SERVIÇO 

A fidelidade no serviço começa na “MOTIVAÇÃO CORRETA”, não no simples fazer bem feito (que é uma obrigação). 

Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17:10

Servir de qualquer jeito é muito sério na Bíblia! 

Por contenda ou inveja 
Números 12:2 E disseram: Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR o ouviu 

Sem uma ordem (coordenação, independência, etc) 
E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Levítico 10:1

Sem temor 
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Atos 5:4 

A motivação do nosso coração deve ser constantemente sondada! 

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23,24 

A expressão do CORPO DE CRISTO começa na IGREJA LOCAL 

A Igreja local é uma célula da Igreja na terra, seu funcionamento, atributos divinos e sua missão são os mesmos! 

Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece o seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20 

Quando dizemos: “eu sirvo ao Corpo de Cristo, eu sou do Corpo de Cristo, meu ministério é servir ao Corpo de Cristo, etc”, essa declaração só é verdade se tem uma expressão visível. 
...... E quem é o meu próximo? Lucas 10:29-37 

A MAIOR EXPRESSÃO DO CORPO DE CRISTO CHAMA-SE UNIDADE 
João 17:21 para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 

“A IGREJA LOCAL EXPRESSA UNIDADE QUANDO HÁ COMUNHÃO, A MESMA COMUNHÃO DE JESUS E O PAI” 
Atos 1:14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos. 
Atos 2:1 Cumprindo-se o dia de Pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar; 
Atos 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 
Atos 2:44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 
Atos 2:46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 
Atos 4:32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 

A EXPRESSÃO DA UNIDADE NA IGREJA LOCAL SE DÁ ATRAVÉS: 

PERSEVERANÇA, ORAÇÃO, UNÂNIMIDADE, CORAÇÃO E ALMA UNIDOS, MESMO LUGAR DE REUNIÃO, COMER JUNTOS, ANDAR EM SANTIDADE E AMOR..... 

O QUÊ, E COMO FAZEMOS NA IGREJA LOCAL, EXPRESSA O QUÊ, E COMO CREMOS! (o exemplo) 
João 13:15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 
1 Pedro 5:3 nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 
TITO 2: 
7 Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, 
8 linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. 
9 Exorta os servos a que se sujeitem a seu senhor e em tudo agradem, não contradizendo, 
10 não defraudando; antes, mostrando toda a boa lealdade, para que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador. 
11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, 
12 ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, 
13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, 
14 o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. 
15 Fala disto, e exorta, e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze. 

O QUÊ, E COMO FAZEMOS NA IGREJA LOCAL, EXPRESSA O QUÊ, E COMO CREMOS! (o exemplo) 

DEDICAÇÃO, ZELO, RESPONSABILIDADE, AMOR A IGREJA, RESPEITO, FÉ, PRIORIDADES, VALOR DO REINO, MATURIDADE, SANTIDADE, HUMILDADE, VERDADE, SENSATEZ, COMPROMISSO, VISÃO, OBEDIÊNCIA ; 
João 21:17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. 

O QUÊ, E COMO FAZEMOS NA IGREJA LOCAL, EXPRESSA O QUÊ, E COMO CREMOS! (o exemplo) 
Romanos 12:11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; 

A QUESTÃO DAS PRIORIDADES: O QUE VEM ANTES DE SERVIR NA IGREJA LOCAL? 
Lucas 8:20,21 E lhe comunicaram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam. 
2 Timóteo 2:4 Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário