domingo, 4 de dezembro de 2011

A Posição Vital da Igreja - A.W.Tozer

A expressão mais alta da vontade de Deus nesta era é a igreja que Ele comprou com seu próprio sangue. Para ter valor conforme os princípios bíblicos, toda atividade religiosa precisa fazer parte da igreja. Quero declarar incisivamente que Deus só aceita aqueles ser­viços que se concentram na igreja e têm nela sua origem. Escolas dominicais, sociedades para distribuição de folhetos, comitês de ho­mens de negócios cristãos, e os muitos grupos independentes traba­lhando em uma ou outra fase da religião precisam fazer uma auto-analise com reverência e coragem, pois não possuem qualquer signi­ficado espiritual verdadeiro fora da igreja ou em separado dela. 
Segundo as Escrituras, a igreja é a habitação de Deus através do Espírito, e como tal o organismo mais importante debaixo do sol. Ela não é apenas mais uma instituição importante, juntamente com o lar, o Estado e a escola; mas a mais vital de todas as instituições — a única que pode alegar uma origem divina. 

O cínico pode perguntar a que igreja nos referimos, e pode lem­brar-nos de que a igreja cristã acha-se tão dividida que seria impos­sível dizer qual a verdadeira, mesmo que esta exista. Não ficamos porém demasiado constrangidos com o sorriso disfarçado do zombador. Por estarmos dentro da igreja, provavelmente conhecemos as suas falhas melhor do que qualquer pessoa do lado de fora possa conhecê-las, e cremos nela mesmo assim, onde quer que se manifeste num mundo de trevas e incredulidade. 

A igreja é encontrada sempre que o Espírito Santo reúna algu­mas pessoas que confiem em Cristo para a sua salvação, adorem a Deus em espírito e não tenham qualquer associação com o mundo e a carne. Os membros podem, devido às circunstâncias, estar espa­lhados sobre a superfície da terra e separados pela distância e pela necessidade, mas em cada verdadeiro membro da igreja abriga-se o instinto comunitário e a ânsia da ovelha pelo redil e o pastor. Basta dar a alguns cristãos verdadeiros uma brecha e eles se agrupam. organizando e planejando reuniões regulares de oração e culto. Nes­sas reuniões ouvem uma exposição das Escrituras, partem juntos o pão de uma ou outra forma segundo julgam melhor, e tentam na medida do possível transmitir ao mundo perdido o evangelho da salvação. 

Grupos assim são células no Corpo de Cristo, e cada uma delas é uma verdadeira igreja, uma parte real da igreja maior. É nessas células e através delas que o Espírito opera na terra. Quem zomba da igreja local zomba do Corpo de Cristo. A igreja deve ser ainda levada em conta. "As portas do inferno não prevalecerão contra ela."

Nenhum comentário:

Postar um comentário