sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Escola de Missões - Apostila O CORPO DE CRISTO - LIÇÃO 1 (A)

LIÇÃO 1 
A VONTADE ETERNA 
Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra. Ef 1:9,10
Introdução: 
Deus chama, convoca. Seu chamado é eficiente para produzir a ação determinada. Etimologicamente, o termo “igreja” tem sentido de um chamado de Deus de um estado para outro; de um lugar para outro; de um tempo da vida para outro. 

A Igreja do Senhor Jesus é a comunidade dos que foram “chamados para fora” do mundo, ou seja, retirados daquele sistema de valores degradados pelo pecado e pelo diabo e incorporados no Reino de Deus. À semelhança do chamado de Deus ao povo hebreu no Êxodo: “como Deus chamou seu antigo povo para fora do Egito e o conduziu para terra prometida, ele chama pessoas ‘para fora do mundo’ (Rm 12:2) para caminhar para o alvo, a fim de ganhar o prêmio da chamada celestial de Deus em Cristo Jesus. (Fp 3:14)” (MULHOLLAND, 2004, p.24) 

O termo igreja: 
No antigo testamento a palavra “igreja” não existe. O termo usado no hebraico era “kahal”, que identificava as assembléias solenes dos hebreus (Dt 23:1-3; Ne 13:1; Lm 1:10); no contexto popular do Novo Testamento, o termo “igreja” ou “Ekklesia” designava uma assembléia pública a fim de deliberar assuntos políticos e civis comuns (At 7:38; At 19:32,39,40; Hb 2:12); no Novo Testamento, o termo “ekklesia” designa a Igreja de Jesus Cristo, que foi o primeiro a usar o termo para identificar sua comunidade (Mt 16:18); mais tarde, o sentido de Igreja como comunidade de Jesus foi explicado pelos apóstolos ao longo dos documentos neo-testamentários. 

A palavra grega traduzida como "igreja" no Novo Testamento, é usado frequentemente para se referir a Israel na antiga versão grega do Antigo Testamento conhecida como Septuaginta (LXX). Ekklesia Na LXX é ainda usado como sinônimo para a sunagoge, uma palavra que é transliterada como "sinagoga". 

Significados de Ekklesia: 
Do grego EK (fora) e KALEO (chamar), usado para indicar uma assembléia de cidadãos chamados, ou reunidos para resolver assuntos de interesse cívico (Governo); 

1. Chamados para: At 2:39; Mat 9:13; 1 Cor 1:1-9; Ap 3:20; 
2. Para um Governo: Is 9:6,7; Mat 3:2; 4:17,23; 9:35; 16:19; 26:29; Luc 18:25; João 18:36; At 1:6-8; Rm 14:17; 1 Cor 15:24; Gal 5:21; Col 1:13

Espiritualmente, indica os chamados para fora do Egito para a luz de Cristo; 

A ORIGEM DA IGREJA 
A igreja de Cristo sempre existiu na mente e coração do Pai, desde antes da fundação do universo. Em Mt 16:13-20 Jesus declara que a Igreja existe por iniciativa divina, não humana (v.17). Sua origem é ligada na revelação da identidade de quem é Jesus de Nazaré (v. 13_16; Jo 1:1,2; Jo 6:44; Jo 10:27-29). É edificada no próprio Cristo (v.18; Mt 7:24-27; 1 Cor 3:11; Ef 2:20-22; 1 Pe 2:7-10) 

Efésios 1 : 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 
I Pedro 1 : 20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; 

O plano de Salvação estava traçado por Deus desde o eterno passado. O sacrifício fora feito antes da fundação do universo, isto é, antes mesmo de ser efetuado no calvário, o cordeiro já era conhecido pelo Pai. 
O Novo Povo de Deus: 
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. João 10:16
Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. Atos 15:14
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Efésios 2:14
A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; Efésios 3:6
Surgiu dentro do antigo povo e como cumprimento das profecias do Antigo Testamento. 
Ao princípio a igreja é considerada como uma seita do judaísmo. At:24:5; 28:22. Há um sobrepor dum sobre o outro. A igreja é formada dentro do ventre de Israel. Embora nasça a Igreja em At:2, ela já está em formação desde o nascimento de Jesus 33 anos antes. 
Em uma ordem lógica, podemos admitir que: Deus fundou a Igreja, Jesus Cristo formou a Igreja e o Espírito Santo confirmou a Igreja. Assim, o projeto no coração de Deus, a formação pelo ministério de Cristo e a confirmação, no dia de Pentecostes, pelo poderoso derramamento do Espírito Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário