sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Regra 20-80 de Pareto

Aparentemente existe uma universal regra nas atividades humanas, a regra 20-80. Vinte por cento da população produz 80% dos ganhos, lucros ou seja o que for. Na outra ponta da curva, 20% da população produz 80% dos problemas. 
Na força policial, 20% da força realiza 80% das prisões. O mesmo é verdade em relação à força de vendas. Por que não ensinamos os outros 80% a produzir como os 20% produzem? Não podemos porque nós não sabemos como eles fazem isso! Nós não conseguimos explicar a regra de Vilfredo Pareto. Nem eles o poderiam. Nós podemos reconhecer isto e fazer uso disso, mas não conseguimos mudar este fato. 

Deveria, então, ser o alvo de cada organização encorajar e apoiar os bons 20%, e transformar, ou até mesmo isolar, os maus 20%. 

Isto significa que 20% dos membros da congregação serão responsáveis por 80% dos visitantes. O objetivo de cada igreja deveria ser o de incrementar a produtividade destes 20%. 

O que os outros fariam para contribuir? Suporte, apoio. Pessoas de suporte devem existir em qualquer organização. Uma igreja deveria mobilizar estas pessoas de apoio a tornar o trabalho dos bons 20% mais fácil. Quem são estas pessoas de apoio? Aqueles 60% que não são os 20% bons nem os 20% maus. 

Os 20% de membros maus têm alguma influência na igreja? Em algumas congregações, sim. Em outras, não. Eles são como madeira morta que fica entulhada em algum lugar. Mas quando eles se tornam oficiais da igreja, eles podem criar montes de problemas. Quando elas são esposas dos oficiais da igreja, também. Sempre que eles ganham influência uma divisão da igreja está pôr vir. O objetivo correto deveria ser o de criar oportunidades para que mesmo estes 20% pudessem servir de alguma maneira que eles não criassem problemas. 

Os pastores deveriam discretamente pesquisar as habilidades e fraquezas de todos os seus membros. Os pastores deveriam então convidar os membros, um por um, a servir de alguma maneira. Eles poderiam começar com os membros que demonstram o perfil de ganhar convertidos. O pastor deveria perguntar a estes membros o que eles precisam da igreja para que eles possam realizar este trabalho melhor. Então o pastor poderia olhar em volta e ver quem pode servir e suprir estas necessidades. 

Estreitando a Audiência Em marketing, a maneira mais certa de ir à bancarrota é promover um produto que todos precisem. Isto acontece porque ninguém tem um orçamento de marketing tão grande que consiga atingir a todo o mundo. E, também, pelo fato de que cada pessoa tem um “botão” diferente. A mesma campanha de marketing não consegue atingir a todas as necessidades de todas as pessoas. 

Todo mundo precisa do Evangelho? Sim. Mas nem todos precisam dele no mesmo pacote, na mesma localização e oferecido da mesma maneira. É por isso que a divisão da igreja em oriental (ortodoxa) e ocidental (Romana) em 1054 e a Reforma Protestante depois de 1517 foram desenvolvimentos positivos. Elas promoveram a especialização geográfica, doutrinária, lingüística e cultural. Um único tamanho não veste a todos. 

A igreja de Jesus Cristo em todos os seus tamanhos, formas e cores leva o evangelho que todos necessitam a todas as pessoas que precisam dele. Nenhuma denominação pode fazer isso. Se esta afirmação não for verdadeira então 1054 e 1517 foram eventos negativos que deveriam ser repudiados. Nós todos deveríamos fazer o caminho de volta a Constantinopla. 

Existe um benefício na divisão da igreja: “multiplicação através da divisão.” Existe mais crescimento da igreja através da divisão do que qualquer outra metodologia. No entanto, existe a maneira sadia para se realizar isso: igrejas mãe dando origem a igrejas filhas. E existe a maneira errada: divisões por vaidade. Mas deve existir a multiplicação. Esta é a maneira de Deus. A história da igreja testifica isto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário