terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Escola de Missões - Apostila O CHAMADO

LIÇÃO 1
O PLANO, A VISITAÇÃO E A AMPLITUDE
A. O PLANO DE DEUS
Deus tem um plano, um propósito.
Desde a criação do homem que o plano de Deus é realizado no, com, para, e através do homem. Gên 1:26
O Ponto mais alto do plano de Deus foi se tornar homem. 1 Timóteo 2:5
Agora mesmo há um homem nos céus. Mateus 24:30; 26:64
Não pense que o fato de Deus usar-nos hoje é um acidente. O uso que Deus faz de nós está totalmente baseado em Seu PLANO PREDETERMINADO.
Deus precisa usar muito o homem. Ezequiel 22:30
Pertencemos ao Reino de Deus, temos um REI que reina sobre nós.
Hebreus 12:28  Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos (ministério) a Deus agradavelmente com reverência e piedade;
VOCÊ TEM MINISTÉRIO (SERVIÇO) NO REINO DE DEUS?
2 Timóteo 1:9  que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
Pela deficiência do homem (incredulidade), Deus também chama o homem para confirmar-lhe Sua intenção de usá-lo.

B. A VISITAÇÃO DE DEUS – O CHAMADO
Será que Deus chamou você? Como sabemos que Ele nos chamou?
Uma pergunta: desde o dia de sua Salvação até o dia de hoje, já teve a sensação de querer ser usado pelo Senhor, ou já ouviu, dentro de você, uma voz suave e meiga dizendo que o Senhor deseja usa-lo?
Sim? Ter um coração disposto a ser usado por Deus é o resultado de uma EXTRAORDINÁRIA obra do Senhor na sua vida.
OBRA DA RESSURREIÇÃO. Efésios 2:1-10
Efésios 2:10  Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
“Esse é o Seu mais grandioso modo de visitar-nos”
Gálatas 1:15-24  Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça,..... 
Antes nós nem nos importávamos com Ele, agora temos o desejo de servi-lo.
João 15:16  Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

C. A AMPLITUDE DO CHAMADO – “O PREÇO”
O Senhor já nos visitou e nos chamou. Você concorda?
Sim? E por que não atende ao chamado?
O quê estes versículos tem em comum? Mat 8:19-22; 16:24-27; Lucas 9:59-62; 14:26; Atos 9:5,15,16 
Nossa utilidade nas mãos do Senhor depende do preço que estamos dispostos a pagar.
A nossa pergunta agora não é se já recebemos a visitação do Senhor, mas se estamos dispostos a pagar um preço.
Isaías 6:8  Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
O Senhor tem um grandioso desejo no coração e espera que o homem responda ao Seu chamado.
Ele pretende operar em qualquer época, contudo, faltam pessoas dispostas a pagar o preço e responder ao Seu chamado.
A amplitude de nossa resposta determina a amplitude do uso que o Senhor fará de nós. Marcos 10:28-30
João 14:12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
Qual o significado do preço?
Pagar um preço é por de lado tudo o que não está de acordo com Deus e que se opõe a Deus, toma o lugar de Deus e substitui Deus.
“o eu, a carne, a disposição, a família, as riquezas, a reputação, a posição e o futuro”
A soma destas coisas tem a ver com “todos os seus bens” Lucas 14:33 e “todas as coisas” Fil 3:8
Se a família, o cônjuge e os filhos forem mais preciosos para nós do que Deus, então Deus não poderá ser tudo em nós. Se a posição intelectual, fama e o futuro forem mais amáveis para nós do que Deus, então, Deus não poderá ser nosso maior gozo.
Não estamos falando de salvação! O perdão dos pecados e a vida eterna recebemos pela Fé em Cristo.
Estamos falando de SERVIR AO PROPÓSITO DO REI. Mateus 25:14-30 
Estamos falando de viver como Cristo. Fil 3:8-10
Estamos falando de comprar (preço) o azeite. Mateus 25:8,9
Comprar ouro, veste brancas e colírio. Apoc 3:18
Quanto espaço Deus tem em você agora? Lucas 14:26,33
Por fim, pagar o preço é renunciar tudo o que você tem e aceitar tudo o que Deus tem.  Mateus 6:24
É muito importante fazer uma decisão de qualidade, de uma vez para sempre, no sentido de dedicar-se totalmente a Deus e de seguir o seu plano para a sua vida.
Atos 20:22-24  E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações. Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.
Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e CORRAMOS, com paciência, A CARREIRA que nos está proposta, Hebreus 12:1

Bibliografia:

O Supremo Propósito — DeVern Fromke
Caráter – Witness Lee
Liberando o seu potencial – Myles Munroe
A Janela mais ampla de Deus – DeVern Fromke
O que é o homem – Christian Chen

Nenhum comentário:

Postar um comentário