quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Se Paulo Estivesse Pregando Hoje - A.W.Tozer

Com estas palavras — “Para que possa conhecê-lo” — o Apóstolo Paulo respondeu aos queixosos re­clamos da carne e correu em busca da perfeição.
Todo lucro contou como perda pela excelência do conheci­mento de Cristo Jesus, o Senhor; e, se o conhecê-lo melhor lhe significava sofrimento, e mesmo a morte, isto não impedia o Apóstolo de marchar para a frente. Para ele o ser semelhante a Cristo era algo sem preço. Suspirava por Deus como o cervo suspira pelos ma­nanciais de águas, e para ele o mero raciocínio tinha pouco que ver, comparado à vida que sentia. 


Na verdade, boa série de conselhos e de ignóbeis escusas poderia ser apresentada para afrouxar-lhe o passo, disso temos ouvido bastante. “Poupe sua saúde” — um amigo prudente lhe teria dito. E outro: “Você corre o perigo de ficar maluco, ou sofrendo dos ner­vos". E um terceiro diria: "Você muito logo será apon­tado como extremista"; e um pacato professor de Bí­blia, com mais teologia do que sede espiritual, apres­sa-se em dizer-lhe não há mais nada a ser pesquisado, ou buscado. E diz: "Você já foi aceito no amado, e abençoado com todas as bênçãos espirituais nos luga­res celestiais em Cristo. Que mais quer você? Tudo que você tem a fazer é crer, e esperar o dia final da vitória dEle". 

Então, o Apóstolo Paulo precisaria ser exortado, se vivesse conosco em nossos dias, pois assim substancial­mente, tenho visto se amortecerem e se atenuarem as aspirações dos santos, quando eles se movimentam, para viver com Deus num crescente grau de intimida­de. Mas, conhecendo a Paulo como o encontramos nas páginas do Novo Testamento, é seguro presumir que ele repudiaria tão baixo conselho de conveniência ou utilitarismo, e avançaria para o alvo — o prêmio da suprema vocação de Deus em Cristo Jesus. E bem faremos em segui-lo. 

Quando o Apóstolo exclama: "Para que possa co­nhecê-lo", emprega o verbo conhecer não no sentido de intelecto e sim no seu sentido de experiência. Pre­cisamos compreender bem que ele quis referir-se não à mente e sim ao coração. O conhecimento teológico é conhecimento acerca de Deus. Conquanto indispen­sável, não é suficiente. 

Tem ele para com a necessidade espiritual do ho­mem a mesma relação que um poço tem para com a necessidade material do seu físico. Não é propriamen­te por aquele poço cavado na rocha que suspira o viajor suarento e coberto de pó, e sim pela água lím­pida e fresca que dele jorra. Assim, o que sacia a antiga sede do coração do homem não é o conhecimento intelectual de Deus, e sim a Pessoa e a Presença real do próprio Deus. E isso nos vem a nós pela doutrina cristã, mas é muito mais que mera doutrina. O objeti­vo da verdade cristã é levar-nos a Deus e nunca subs­tituir a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário