quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Escola de Missões - Apostila O CHAMADO - lição 3

LIÇÃO 3
A PERSPECTIVA CORRETA, A CHAVE E O SUPREMO SIGNIFICADO

A. A PERSPECTIVA CORRETA
Já sabemos que Deus tem um plano, que Ele pode nos visitar, que a amplitude do Plano de Deus na nossa vida depende da nossa disposição, e sabemos também que devemos segui-Lo em consagração.
Podemos estar estudando sobre todas estas coisas, mas de uma perspectiva errada (coisas dos homens), temos que:

SAÍR DE UMA PERSPECTIVA HUMANA PARA UMA PERSPECTIVA ESPIRITUAL.
João 21:22  Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.
 Mateus 16:23  Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
Podemos ser uma pedra de tropeço se não tivermos a PERSPECTIVA CORRETA.
Precisamos entender o SUPREMO PROPÓSITO que nos levará a uma visão completa do agir de Deus.
2 Coríntios 5:15  E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Há um erro bastante comum entre os Cristãos: pensam que Deus vive em função e benefício deles.
Não, Deus nos convida a participar da Sua própria vida.
Assim como Jesus viveu:
João 8:28  Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. 
João 15:5  ....... Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Este é o supremo propósito de Deus: Expressar a Sua vida através do homem.
Paulo entendeu o propósito da Cruz:
Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.
 O Espírito Santo age no mesmo principio:
João 16:13  quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
O Espírito Santo nos guiará pela perspectiva correta:
Efésios 2:10  Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
No convite feito àqueles que querem ser discípulos de Cristo Ele enfatizou:
Lucas 9:23  Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
Lucas 14:27  E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.
No supremo propósito de Deus revelado na vida de Jesus a CRUZ era o alvo.
Na Cruz Jesus falou:
João 19:30  E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
A Cruz do Apóstolo Paulo era o alvo proposto por Deus para a sua vida.
Gálatas 1:15,16  Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça,  revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue,
Atos 20:24  Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
QUANDO VOCÊ NEGAR A SI MESMO RECEBERÁ UMA CRUZ, UM ALVO, UM PROPÓSITO, UM CHAMADO.
B. A CHAVE
Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim..
Lucas 9:23  Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
Nestes dois versículos encontramos uma “CHAVE” para uma vida no supremo propósito de Deus.
A CHAVE É A CRUZ
“A Cruz de Cristo e a cruz do discípulo”
A Cruz de Cristo é o ponto de partida; É a morte do velho homem do pecado.
Romanos 6:6  sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado.
Para entendermos melhor:
Efésios 2:3  entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Quando eu estou crucificado com Cristo a minha vontade (rebelião) esta pregada na cruz. (negue-se a si mesmo)
A vontade do homem adâmico foi maculada pela desobediência quando obedeceu a outro. (Gênesis 3:5)
Desde então o homem natural é escravo do pecado.
Efésios 2:2  em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
Podemos entender melhor este versículo agora:
Filipenses 2:8  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Jesus terminou o ciclo da sua vida na carne de pecado na Cruz.  Nós começamos aqui.
Agora podemos fazer a vontade de Deus.
Rom 6:11  Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Antes éramos escravos do pecado, mas agora:
Rom 7:1 Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
Rom 8:2  Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Rom 6:18  E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
A VIDA DE DEUS SÓ SE EXPRESSA NO HOMEM APARTIR DA CRUZ
 Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.  O Espírito Santo age no mesmo principio:
C. O SUPREMO SIGNIFICADO
Lucas 9:23  Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
Já descobrimos a “CHAVE” para uma vida no supremo propósito de Deus. A CHAVE É A CRUZ
“A Cruz de Cristo e a cruz do discípulo”
Já falamos sobre a Cruz de Cristo “o ponto de partida”
O ponto de partida é crucificar o velho homem com Cristo Rom 6:6.
O próximo passo é a cruz do discípulo
Cada discípulo tem sua própria cruz (Lucas 9:23)
ELA É PESSOAL E INTRANSFERIVEL!
João 21:22  Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me.
A cruz do discípulo representa o plano de Deus para a vida do Crente.
Sim, Deus tem um propósito para todo o crente.
1 Coríntios 12:12-27 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.....
Vamos lembrar as palavras do apostolo Paulo:
Atos 20:24  Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Efésios 3:8  A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo
A Cruz nos lembra que temos algo para carregar, que devemos estar presos a ela.
Filipenses 2:8  e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
Há um hino que diz: “Sim eu amo a mensagem da Cruz
Até morrer eu a vou proclamar
Levarei eu também minha cruz
Até por uma coroa trocar”
A consciência da cruz (propósito) nos mantém firmes e constantes.
1 Coríntios 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
A cruz nos lembra que não vivemos mais para nós mesmos
2 Coríntios 5:15  E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele (para o se propósito) que por eles morreu e ressuscitou.
NÃO HÁ OUTRA FORMA DE EXPRESSAR O SENHORIO DE CRISTO
Gálatas 2:20  logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
O SUPREMO SIGNIFICADO DA CRUZ:  O AMOR
João 13:1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
O SUPREMO SIGNIFICADO DA CRUZ:  O AMOR ÁGAPE
João 15:13  Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
O AMOR ÁGAPE É UMA DOAÇÃO DE SÍ MESMO PARA UM PROPÓSITO;
O SUPREMO PROPÓSITO DO PAI É TRAZER MUITOS FILHOS A GLÓRIA.
Hebreus 2:10 Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse, pelas aflições (A CRUZ), o Príncipe da salvação deles.
A Cruz do discípulo é o alvo proposto por Deus para a sua vida.
Nesse alvo o amor da Cruz de Cristo é o combustível.
Gálatas 2:20 ...., que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
2 Coríntios 5:14,15  Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.  E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
O AMOR DE CRISTO (morreu por todos) NOS CONSTRANGE A VIVER PARA ELE E POR ELE.
Gálatas 4:19 meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;
 NÃO IMPORTA QUAL O PROPÓSITO DE DEUS PARA A SUA VIDA, O QUE IMPORTA É QUE SEJA O PROPÓSITO DELE E NÃO O SEU.
2 Coríntios 6:1-11 Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração.
O AMOR DE DEUS NOS CONTRANGE!
1 Coríntios 12:31  Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.
1 Coríntios 13:1-8 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
Efésios 5:2  e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário