terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Escola de Missões - Apostila O CORPO DE CRISTO - LIÇÃO 3 (B)

O Novo pacto

Cada membro da Igreja é participante do Novo pacto

Nas sagradas escrituras existem dois pactos ou testamentos.  O antigo testamento reunia o povo de Israel com Deus por meio de uma lei promulgada no monte Sinai. Através dos pactos feitos com Noé, Abraão, Moisés, Davi, Deus manifestava a sua presença no meio deles através das suas obras de misericórdia.

O Povo de Israel não entendeu que o pacto de fundamentava na lealdade e obediência a Deus e a invalidaram.
Eles haviam sido chamados para serem diferentes dos demais povos, mais não quiseram cumprir suas obrigações inerentes ao seu chamado, creram equivocadamente que ser descendência de Abraão era suficiente.
Deus revelou ao profeta Jeremias o seu desejo:

Jeremias 31:31-33
Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

No segundo pacto o povo se une a Deus mediante a Graça promulgada no Monte Calvário, onde Cristo como cordeiro imolado derramou seu sangue para SELAR ESTE NOVO PACTO para formar o seu povo (Igreja). Compreendemos esta gloriosa verdade pela Palavra de Deus mediante a alegoria de Sara e Agar. Gal 4:21-31

          Quem pode participar do Novo Pacto?

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. Atos 2:39

Três convites especiais que revelam para quem é esse Novo Pacto

a. Vinde a mim os cansados
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28 

Através do perdão dos pecados recebemos a vida em abundância de Cristo, o cansaço, opressão e Julgo do pecado são retirados.

O fardo e o julgo do pecado são trocados. Mateus 11:30

b. Tomai o meu julgo
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Mat 11:30

A sujeição a sua vontade é o julgo que somos convidados a carregar, é uma subordinação ao próprio Deus, um requisito básico para aprende de Cristo.

c. Aprendei de mim

....e aprendei de mim,...Mat 11:30

Para poder expressar como o Apostolo Paulo: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim;” Gálatas 2:20

Para guardar todas as coisas que Ele mandou.Mat 28:20 

Algo muito importante no Novo pacto: AS PROMESSAS DIVINAS
Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Atos 2:39

Que promessa: Perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo. Atos 2:38

Nos tornando participantes da bênção de Abraão:

para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. Gálatas 3:14
E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:29

 As preciosas e grandíssimas promessas estão a nossa disposição através do Espírito santo. 2 Pedro 1:4 

e que é manifesta, agora, pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção, pelo evangelho,  2 Timóteo 1:10

Estas promessas são de toda ordem: física, moral e espiritual e nos foram reveladas pelo Evangelho glorioso de Jesus Cristo.

Em Cristo temos acesso a todas as promessas de Deus

Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós.  2 Coríntios 1:20 

Gálatas 3:16  Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo. 

2. Devoção, amor e fidelidade a Cristo

     A Igreja do Senhor Jesus Cristo é composta por membros que foram redimidos pelo seu precioso Sangue e estão plenamente identificados com Ele numa intima relação de devoção, amor e fidelidade.

a.  Como o pastor e a ovelha.

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10:14

b.  Como o esposo e a esposa

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 2 Cor 11:2
   
c.  Como o provedor da vida (João 10:10)

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6 

Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo. João 5:26 

d.  Unidade e companheirismo entre Cristo e sua Igreja (KOINONIA) 

A Igreja é um lugar de comunhão (do grego KOINONIA)

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!
2 Coríntios 13:14 

Essa comunhão engloba seguinte:

a.   Comunhão com o Espírito Santo. Luc 11:13; João 7:37-39; João 20:22
b.   Comunhão com os irmãos. Ef 4:4; At 2:42; João 13:34,35; Mat 22:39
c.   Comunhão com Jesus. 1 Cor 1:9
d.   Comunhão com a Palavra. Salmo 1

4   A Comissão da Igreja

     a. A Igreja foi chamada para servir ao Ministério de Cristo

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12
   
a.  Quais obras?

O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:18,19

Portanto, ide, ensinai {ou fazei discípulos} todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19 

Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:8

João 15:16  Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.

De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:20  

Nenhum comentário:

Postar um comentário