sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ficando Menor, quando se quer crescer - A.W.TOZER

Há algum tempo ouvimos uma palestra de curta duração dada por um jovem pregador, na qual ele citou o seguinte: “Se vocês são grandes demais para um lugar pequeno, então vocês são pequenos demais para um lugar grande.”
Uma regra um tanto estranha do Reino de Deus diz que quando tentamos crescer, então é que ficamos menor. Deus é zeloso em relação à sua glória e não permitirá que ela seja dividida com ninguém. O esforço de aparentar-se grande trará um desprazer para Deus sobre nós e de fato nos impedirá de alcançarmos a grandeza pela qual tanto nos esforçamos. 

A humildade agrada a Deus onde quer que se encontre, e a pessoa humilde terá Deus como amigo e como seu ajudador sempre. Somente os humildes é que são completamente sãos, pois apenas eles é que vêem claramente o seu próprio tamanho e as suas limitações. Os egoístas vêem tudo fora de foco. Eles consideram-se grandes e Deus, em contrapartida, pequeno, e isso é um tipo de insanidade moral. A humildade caracteriza-se por ser uma volta à sanidade, tal como aconteceu com Nabucodonosor. O homem humilde avalia tudo corretamente, e isso o torna sábio e filósofo. 

Jovens cristãos com freqüência impedem, através da atitude para consigo mesmos, o desenvolvimento da condição de serem úteis. Eles começam inocentemente achando que são pelo menos um pouco acima da média em inteligência e em capacidade, e conseqüentemente ficam esquivos quanto a assumir uma postura de humildade. O que querem é começar já por cima e subir ainda mais! O que acontece é que eles geralmente não conseguem manter a posição elevada para a qual eles se sentem qualificados, e acabam desenvolvendo um crônico sentimento de ressentimento para com todos os que estejam em seu caminho ou que deixem de reconhecê-los. Com o passar do tempo isso acaba por incluir quase todo mundo. Por fim são tomados por uma profunda inveja contra todos. Eles acabam ficando num estado de uma amarga santidade e desenvolvem um olhar de quem tem um coração ferido, que imaginam ser tal qual o semblante dos mártires na arena. 

Isso é sério demais para ser engraçado, e muito trágico e prejudicial para ser abordado ligeiramente. O simples fato é que ninguém pode postar-se no caminho de uma pessoa totalmente humilde. Não há no inferno o que possa segurar o verdadeiro homem de Deus, mesmo que tudo venha contra ele de uma vez. Deus escolhe o manso para confundir o poderoso. “Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.” 

Os bebês são provados pelo que são — não têm orgulho em si mesmos e não têm nenhuma inveja. Eis aqui uma dica para os cristãos.  
                                                                                                    “Tozer” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário