quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Escola de Missões - Apostila FUNDAMENTOS DE FÉ - lição 7

INIMIGOS DA FÉ
Se há um combate, há inimigos. 2 Timoteo 4:7

1) Inimigos da Fé

a.  Falta de entendimento da Nova criação. 2 co 5:17; Ef 2:10
b.  Falta de entendimento da Justiça. 2 Cor 5:21; Rom 3:21-26
c.  Não conhecer o Nome. João 16:23,24; Marcos 16: 15-17
d.  Não conhecer o Poder de Deus. Mateus 22:29
e.  Não praticar a Palavra. Tiago 1:22; Mateus 7:24
f.  Inconstância na confissão. Hebreus 4:14; Tiago 1:8
g.  Falso conhecimento. 2 Coríntios 10:5
h.  Dando ouvidos a demônios. 1 Timóteo 4:1

2) O MAIOR DE TODOS: DÚVIDA

a.  Aporeo. Estar sem um caminho. João 13:22
b.  Distazo. Ficar em dois caminhos. Mateus 14:31
c.  Mereorizo. Vacilar entre dois caminhos. 1 Reis 18:21 
d.  Dúvida rouba a Fé. Mateus 14:22-31
e.  Dúvida é incredulidade. Mateus 17:14-20; Marcos 4:35-40
f.  É como a onda do mar. Tiago 1:5-8
Erros que Levam à Incredulidade (A. W. TOZER) 
O objeto principal da nossa fé é o próprio Deus, po­rém há forças invisíveis que lutam para roubar Sua imagem e trabalham por meio da incredulidade. Esta é o maior inimigo do ser humano, pois nega a bondade de Deus, deprecia seu caráter soberano, faz-nos crer que Ele não é justo e que, portanto, não se deve confiar nEle.
É a incredulidade que impulsiona o indivíduo a cul­par a Deus de qualquer adversidade que se apresente em sua vida, como a morte de um ser querido ou algum revés financeiro, pretendendo inculcar a idéia de que Ele não é bom e que nos mente. A incredulidade pretende tirar a autoridade da Palavra de Deus para que esta não atue na vida de cada pessoa, já que a única coisa que prende as mãos de Deus é a dúvida. O apóstolo João nos ensina:
"Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu" (1 João 5:10).
O espírito de incredulidade tem a meta de acusar a Deus em nossas mentes e fazer-nos duvidar das promes­sas que Ele nos tem outorgado. A fé olha sempre para a promessa; nunca dá crédito à dúvida. A incredulidade é como o joio que vai crescendo, obscurece o entendimento e bloqueia os sentidos espirituais para que o homem não se relacione com seu Criador e, desta maneira, seu cora­ção seja endurecido.
Conhecer os dez erros que levam à incredulidade ajudá-lo-ão a evitá-la e o levarão a fortalecer a fé.
"Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais Me tentaram, pondo-Me aprova, e viram por quarenta anos as Minhas obras. Por isto Me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os Meus caminhos. Assim jurei na Minha ira: Não entrarão no Meu descanso. Vede,irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial, enquanto se diz: Hoje se ouvirdes a Sua voz não endureçais os vossos corações como na provocação" (Hebreus 3:7-15).
Os que provocaram o Senhor foram todos aqueles que ouviram a Palavra e saíram do Egito guiados por Moisés. O Senhor esteve desgostoso durante quarenta anos com os que pecaram, e cujos corpos caíram no deserto e ju­rou que os que desobedeceram, não entrariam em Seu repouso. Foi por causa da incredulidade que não pude­ram entrar.
"Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no Seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na Minha ira: Não entrarão no Meu descanso; embora as Suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo" (Hebreus 4:1-3).
O escritor mostra que a incredulidade foi a causa que levou o povo de Israel a uma separação de Deus, e ao mesmo tempo nos dá luz para compreender esses:
er­ros que podem nos levar à mesma situação de desobediência.
1. Ouvir a voz de Deus e não obedecê-la (Hb. 4:7)
É o caso de muitas pessoas que compreendem que há uma mensagem direta de Deus para suas vidas, mas con­sideram que isto não é merecido e a tendência é ignorar seu conteúdo, preferindo orientar-se por sua própria vontade, tendo que arcar com as conseqüências funes­tas de tal ato.
2. Endurecer o coração para provocar a ira de Deus (Hb. 4:8)
Homens e mulheres que falham para com Deus em distintas áreas de sua vida e desenvolvem condutas re­prováveis diante de Seus olhos, por exemplo: Quando estão à frente de um cargo importante e abusam dele sub­traindo fundos ou desviando-os. Deus dá uma nova oportunidade para que as pessoas reconheçam suas fa­lhas e não sejam condenadas por suas condutas, mas elas preferem insistir em sua inocência. O Senhor não tolera o pecado e quando alguém que é apanhado em uma fal­ta não reconhece seu erro, está endurecendo o coração e provocando a ira divina, a qual não se fará esperar.
3. Rebelar-se, desafiar e tentar a Deus (Hb. 4:9)
É o caso daquelas pessoas que, em meio a uma situa­ção difícil, num tempo de prova, chegam a pensar que o Senhor é injusto para com elas e começam a murmurar contra Ele, chegando a desafiá-lo, exigindo uma explica­ção. Esquecem-se de que o Senhor é absoluto e soberano em Suas decisões e que, quando andarmos em fidelida­de a Ele, as provas são portas de entrada para bênçãos maiores.
4. Questionar os desígnios de Deus (Hb. 4:10)
Os que se atrevem a questionar as determinações, princípios e mandamentos divinos, chegando, inclusive, a insinuar que há erros nos mesmos, passam a ser pes­soas com um sentimento crítico, que não dão qualquer fruto, pois não há firmeza em seus corações.
5. Acomodar-se ignorando os caminhos de Deus (Hb. 4:10)
Neste grupo incluem-se os auto-suficientes. Pessoas que fazem alarde de suas próprias capacidades e dizem que isto lhes basta, que não precisam da direção divina para coisa alguma. São indivíduos que se deixam levar pela corrente deste mundo, pelo intelectualismo, e isto coloca um véu no entendimento, pelo que, não podem compreender as coisas espirituais.
6. Apartar-se completamente de Deus (Hb. 4:12)
Há muitas pessoas que estão palmilhando o caminho da vida cristã e, de repente, fruto de alguma situação que não entenderam ou que tenha sido difícil administrar, começam a pensar que o Senhor falhou para com eles ou que não vale a pena seguí-LO. Estes indivíduos devem arcar com as conseqüências de abandonar sua fé, por­que a Bíblia diz que mais vale não haver conhecido a Deus, do que deixá-LO de lado depois de ter tido uma relação plena com Ele.
7. Endurecer o coração pelo engano do pecado (Hb. 4:13)
Também estes provocam a ira de Deus, ainda que o Senhor esteja sempre pronto para ouvir a confissão de um coração genuinamente arrependido. Quando uma pessoa dá lugar ao pecado, deixando uma porta aberta em sua vida, e decide comprazer-se com ele, o inimigo aproveita isto como a plataforma para endurecer seu co­ração de tal modo que termine sendo um incrédulo em relação às coisas e à Palavra de Deus.
8. Ouvir hoje Sua voz e não obedecê-la imediata­mente (Hb. 4:13)
Quando Deus fala, é porque escolheu aquele dia e momento preciso para entregar Sua mensagem espe­cífica a uma pessoa específica. O importante para receber a bênção do Senhor, é obedecer de forma ime­diata o que Ele nos fala. Há pessoas, porém, que aceitam o fato de que Deus lhes está falando, mas não dispõem seu coração para uma rendição imediata. Quando isto ocorre, não somente se perde a bênção divina, como também se dá oportunidade ao inimigo para debilitar a fé
9. Não desfrutar os benefícios da Terra Prometi­da ou das promessas (Hb. 4:19)
Este ponto está muito relacionado com o anterior e faz referência àqueles que não compreendem que as promes­sas de Deus são para agora, vivendo, então, em circunstâncias de abandono e necessidade. Mesmo no meio de um ambiente próspero, não se atrevem a crer que o Senhor os colocou na terra que mana leite e mel para que dela desfrute.
10. Não ouvir a Palavra com fé (Hebreus 4:2)
Há muitas pessoas no mundo que conhecem os man­damentos divinos e o que implica sua obediência, mas não depositam sua fé neles. Não crêem na Palavra de Deus, como é o caso dos judeus, que têm conhecimento da Bíblia, mas não deixam que ela se desenvolva plena­mente em suas vidas.
Mesmo tendo os judeus o privilégio de serem os pri­meiros a conhecer a Palavra de Deus, isto de nada lhes serviu, porque não a receberam com fé. Fé é o requisito necessário para que o Senhor cumpra Seu propósito em nossas vidas.
O apóstolo Paulo, referindo-se à experiência do povo de Israel no deserto, onde duvidaram, cobiçaram e mur­muraram, comenta que tudo tinha o propósito de nos deixar um ensino para que não caíssemos na mesma si­tuação. Em 1 Coríntios 10:6 lemos:
"Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram".
Ainda que os judeus fossem o povo escolhido por Deus, foram rejeitados por causa da incredulidade. Se nós, que fomos incorporados no corpo de Cristo, assumimos a mesma atitude de desobediência, também seremos rejei­tados. Hebreus 3:19 declara que os judeus não entraram pela incredulidade. Em Hebreus 4:11 encontramos que não entraram pela desobediência. Estes dois textos nos esclarecem que a incredulidade e a desobediência andam juntas. Por esta razão, é indispensável que o crente avi­ve sua fé cada dia, uma vez que tudo o que não provém da fé, é pecado.
Um Segredo para Vencer a Incredulidade 
Assim como eu, certamente muitos de vocês estão em situações em que a fé é desafiada, e quando assim acon­tece o que menos se deseja é quedar-nos em vergonha. Anelamos que o milagre aconteça quando oramos por um enfermo. Nesses momentos a fé converte-se em uma for­ça poderosa que desafia o impossível.
Através da fé podemos ver as coisas mais difíceis tor­narem-se realidade, e conquistar o impossível. O Senhor disse que as montanhas poderiam ser transportadas de um lugar para outro, e até lançadas no fundo do mar, ape­nas pondo-se em prática uma fé tão pequena como a semente de mostarda. O segredo consiste em não per­mitir a dúvida em nosso coração. A incredulidade martela dia e noite na mente e quando se lhe abre a porta, entra a dúvida para roubar a bênção. O homem de fé resiste a dúvida no nome de Jesus. A Bíblia diz:
"Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7).
O segredo está em uma submissão plena ao Senhor e resistência ao adversário mediante a fé, para que este fuja. Qualquer coisa que desejamos neste mundo é conquis­tada na dimensão da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário